Estação da Cidadania espera a população com diversos serviços

Sábado, dia 22 de outubro  será um dia dedicado à prestação de serviços ao cidadão, com orientações,  viabilização de documentação e informações que facilitarão a vida das pessoas, em momentos importantes.  Uma das principais dificuldades da população diz respeito à emissão de documentos e a Estação da Cidadania vai auxiliar, por exemplo, na emissão de carteiras de identidades, através dos trabalhos em parceria com Instituto  Geral de Perícias-IGP.  Na tarde da última segunda-feira, 17, aconteceu reunião preparatória para o evento que vai envolver cerca de 20 entidades, incluindo as secretarias municipais, quando foram confirmados os serviços a serem ofertados.

O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra  reforçou o convite à população, para que compareça na sede da secretaria, no próximo sábado, das 9 às 16 horas. "Todas as famílias estão convidadas a participar desse dia que será de muita informação, orientação e auxilio ao cidadão. Para as crianças haverá muita diversão e entretenimento", afirmou. A Estação Cidadania acontecerá na rua Pedro Kuss, sem número,  na antiga Estação Ferroviária, onde hoje funcionam as secretarias municipais da criança e Ação Social e Bolsa Família.

Previdência Social

Um  exemplo de ação programada para a Estação Cidadania  deste sábado será  a participação de profissionais da Previdência Social da Agencia de Mafra. A Assistente Social, Marisa Gallotti explicou que o principal objetivo da Previdência Social é o de aproximar a instituição da população, orientando sobre todos os benefícios e serviços oferecidos. Dentre eles citou a orientação que será dada sobre como agendar atendimentos  para não enfrentar  filas. Dentre os benefícios mais procurados pela população junto à Previdência  ela destacou  o Auxílio Doença. "Ás vezes a população sofre para acessar o benefício do auxílio doença porque desconhece os caminhos", afirmou, explicando que na Estação Cidadania será prestada informação quanto à necessidade do agendamento prévio  da perícia e sobre as providências com a documentação médica", explicou.

Outra parceira da Estação Cidadania será o SENAI, que vai auxiliar durante todo o dia 22,  na elaboração de currículos para quem procura o primeiro emprego.  Conforme explicações da Diretora do SENAI,  Maria Rosane Palhano Tormena, também será trabalhada a educação para o mercado de trabalho e ainda, será parceria  na exposição dos trabalhos do projeto Dando Linha.

Dando Linha

O Secretário Ivan Dutra explicou que haverá um espaço  dedicado à amostra e divulgação do projeto Dando Linha, que em apenas um ano de atividade,  já reúne 200 mulheres participantes, distribuídas em 7 bairros e 3 localidades do interior de Mafra. Ele informou sobre mais um resultado positivo do projeto: há 15 dias, a empresa Orbitato  convidou as mulheres que atuam no projeto Dando Linha,  na comunidade do Butiá do Lageado, para que confeccionem  150 flores, que serão utilizadas na Festa das Flores de Joinville.

Serviços

SESI- Teste Visual; Orientação sobre descontos e convênios de Farmácia Popular do Sesi,

– Odontologia- Orientação preventiva;

-IGP- Instituto Geral de Perícias:  Confecção de Carteira de Identidade (baixa renda),

– Habitação – orientações e cadastros

– Saúde – Escovodromo, Programa Mafra em Forma, Pressão arterial, Glicemia,

– CASAN – Orientação de tratamento e qualidade da água, informações sobre faturas e tarifas social da água, esgotamento sanitário, orientação sobre economia e vazamentos de água,

– Caixa Econômica: informações e simulações de financiamentos habitacionais, entrega de cartões Bolsa Família, abertura de conta Caixa Fácil e outros.

– Serviços Urbanos: plantão de atendimento á população relativos ao meio ambiente e desenvolvimento urbano.,

– Delegacia do Trabalho: Orientação, carteira de trabalho.

-Previdência Social: Orientação e informação sobre a Previdência Social – benefícios, agendamentos, simulação de contagem de aposentadoria, verificação de resultados de recursos, fornecimento de formulários da previdência.

– Cultura, Esporte, Educação, Recreação para as crianças, oficinas de argilas, pinturas, desenhos.

SENAC: Oficinas de circuito de gastronomia, serviços de manicure.

Bolsa Família e Assistência Social: atualização cadastral e orientação sobre os benefícios, programas e projetos, orientações sobre serviços básicos de assistência, PETI, Projovem, Pai Legal, Conselho Tutelar, e outros serviços

– Informações sobre Conselho de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Federal com orientações,

– SENAI- Orientações e divulgações sobre cursos técnicos, confecções de currículos,

-CELESC : Micro com serviços; orientações de faturas, tarifas sociais, pendências de faturas – orientações em geral.