Iniciam obras do abatedouro para pequenos animais de Mafra

Iniciaram nesta semana as obras para instalação na localidade de Portão São Lourenço,   da indústria de processamento de carnes de pequenos animais, que se terá capacidade para abater 1.250 aves por dia.   A obra terá um custo de R$ 534.853,58 e será executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar  PRONAF, repassados através da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 213 mil e do Município de Mafra, no valor de R$ 321.835,58. O prazo inicial para conclusão da obra que terá 350 m2 de área, é de 7 meses. Toda produção do abatedouro terá o Serviço de Inspeção Federal SIF.

A indústria de processamento tem por finalidade atender ao pequeno produtor de aves e coelhos do município, possibilitando uma renda a mais na propriedade. Inicialmente atenderá 60 famílias. Em paralelo à construção do abatedouro, 22 famílias já estão sendo preparadas com   curso de capacitação para criação de frangos que abastecerão o frigorífico.   Também a Secretaria Municipal da Agricultura recebeu na semana visita de técnicos da Embrapa Aves e Suínos, de Concórdia, trazendo opções de parceria tanto na área tecnológica de produção como em genética de aves.

Para o Prefeito Jango Herbst, essa é mais uma melhoria que se apresenta para as famílias de produtores rurais.Vivemos uma crise sem precedentes no campo e medidas como essa visam dar maior suporte ao produtor, que pode diversificar e ao mesmo tempo agregar valor à sua produção.