Pedágio alerta sobre a violência contra mulheres
O Dia Internacional de Enfrentamento á Violência contra a Mulher será marcado em Mafra com a realização de dois eventos. Um deles será o pedágio, no dia 25 de novembro, no Semáforo da Praça Lauro Muller. O pedágio constará da distribuição de flores artesanais e de balões contendo mensagens alertando sobre a violência contra a mulher. O pedágio está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, com apoio dos Clubes de Mães de Mafra e Grupos da Terceira Idade.
A segunda movimentação prevê ainda apresentações teatrais para alunos das escolas da rede municipal de ensino. A peça intitulada "Rosas" é uma realização do Grupo Projovem Adolescente que é um programa social desenvolvido pela Secretaria da Criança e Ação Social.
Mafra
A manifestação contra a violência à mulher é sempre necessária, como forma de encorajar para as denúncias, afirmou a secretaria Aurea Bastos Davet. "A agressão contra a mulher existe em nosso município e muito mais do que se imagina. Mas ainda se observa a dificuldade de se manifestarem por razões como medo, dependência econômica, receio em relação aos filhos (perda), preconceito da sociedade e, por mais estranho que pareça, por amor. As mulheres acreditam, com muito sentimento, que seus agressores ‘um dia' mudarão seus comportamentos", explicou.
CREAS
Áurea destacou também os trabalhos desenvolvidos pelo CREAS – unidade de apoio à Secretaria que atua no enfrentamento das questões de violência – à criança e ao adolescente, ao idoso e à mulher – cujos trabalhos encorajam as mulheres a tomarem decisões no intuito de combater a violência. Atualmente o CREAS tem um fluxo de atendimento aproximado a 120 famílias convivendo com situações de violência.
O CREAS atende na rua Tenente Ary Rauen, 906 de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13:30 ás 17 horas.