Mafra recebe 19 jornalistas da América Latina
-
Objetivo foi a troca de experiências na agricultura que utiliza biotecnologia
Um grupo composto por 19 jornalistas internacionais ligados ao setor agropecuário e de agronegócios, procedentes de diversos países da América Latina, estiveram em Mafra na última terça-feira, dia 22 para visitarem propriedades rurais que produzem milho e soja a partir de sementes transgênicas. A excursão dos jornalistas internacionais ao Sul do Brasil faz parte do trabalho de divulgação do Conselho de Informações sobre Biotecnologia – CIB, com apoio da Pioneer sobre a biotecnologia. A CIB é uma organização não-governamental que tem por objetivo divulgar informações técnico-científicas sobre a Biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema.
Procedentes da Argentina, Peru, México, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Equador, os jornalistas ficaram no Brasil no período de 21 a 24 de novembro. Em Mafra visitaram a propriedade de Carlos Cesar Pigatto, na Fazenda do Potreiro. Lá foram recepcionados por três dos maiores produtores de grãos do município: Cesar Pigatto, Antonio Carlos Mosena e Jango Herbst, com quem conversaram sobre produção e produtividade, e comparações entre antes e depois do plantio de soja e milho transgênicos.
A intenção da visita, segundo Adriana Brondani, diretora-executiva da CIB, é divulgar informações sobre biotecnologia e biossegurança para os diversos países. "É um programa de troca de experiências para conhecimento da tecnologia". Ela explicou que, entre os países representados, alguns já adotam a biotecnologia agrícola, enquanto outros ainda estudam como fazê-lo. "O intercâmbio é fundamental para que vejam como agricultores, muitas vezes de países com as mesmas características, já estão colhendo dos benefícios sociais, econômicos e ambientais dos organismos geneticamente modificados".
Aumento na produtividade
Segundo afirmações do produtor Cesar Pigatto, "Mafra possui um microclima especial para a produção de milho e a sua produtividade é considerada uma das mais altas do país". Ele destacou que depois que sua propriedade passou a utilizar sementes transgênicas, há cerca de 3 anos, percebeu significativo aumento na produtividade de sua lavoura. "Anteriormente a produtividade ficava entre 9 e 10 mil kg/ha por hectare e hoje chega a 12 mil e 12.500 kg/ha", afirmou.
O produtor Jango Herbst também participou do encontro com os jornalistas e como Prefeito do Município deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos. Disse que não houve registro na história do município da presença de tão grande e seleto grupo de jornalistas internacionais. Ele falou sobre Mafra, destacando dados como 4º maior município do estado, em extensão territorial, com 1.440 km2. Jango Herbst destacou estar orgulhoso em receber a delegação de jornalistas, que resultará na divulgação da cidade de Mafra nos seus países de origem.
Pionner
Antes da visita " in loco" das lavouras, o responsável pela empresa Pioneer na região, Wilmar Bohmer falou sobre produção e produtividade de milho, soja, trigo e feijão de Mafra e do Planalto Norte Catarinense e também dos resultados dos três produtores, Pigatto, Mosena e Jango. A Pioneer foi a apoiadora do evento, auxiliando na logística da visita. Cada Jornalista foi agraciado com um pote de mel produzido em Mafra.
A delegação dos jornalistas começou conhecendo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em Piracicaba-SP. Depois estiveram na propriedade de Guilherme Grein, produtor de milho e soja de Campo do Tenente (PR) e em Mafra e Rio Negro, nas propriedades de Cesar Pigatto e Antonio Carlos Mosena. Na sequência deslocaram-se para Ponta Grossa e Castro, de onde partiram para seus países de origem.