Premiados os vencedores do Concurso SES Mafra e Você

• Concurso trabalhou a importância da implantação da rede de esgoto para o meio ambiente e a saúde da população

Isso é muito bom para nós porque o rio não ficará  poluído, a mata ciliar vai ganhar mais vida e eu aposto que os animais e aves vão ter prazer de viver em nossa cidade com o ar mais puro, o rio limpo, entre outras coisas.  E não são só os animais e aves vão ter prazer de morar em nossa cidade, todos nós vamos ter também!  Esse é um trecho da redação da aluna Ana Paula do Nascimento Rodrigues, de 11 anos, que estuda na 5ª série (3) da Escola de Educação Básica Professor  Mario de Oliveira Goeldner, que venceu o concurso SES  Mafra  e Você , na categoria melhor redação.

O concurso envolveu  cerca de 1.025 alunos  das escolas Anjo da Guarda, Mario de Oliveira Goeldner, Barão de Antonina e Breno Cauan Garcia. Foi realizado pelo grupo do projeto sócio-ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano com a  finalidade envolver e sensibilizar  as crianças que freqüentam as escolas da área da Microbacia 4,  onde o esgotamento  sanitário começou, para que elas sejam difusoras dos benefícios na família e comunidade.

A premiação dos vencedores aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 14, na sala do projeto sócio ambiental, que é o responsável pelo trabalho de conscientização da população para o esgotamento sanitário. Na solenidade de entrega dos  certificados, o Secretário da Administração de Mafra, Allan Leon de Mello falou em nome do Prefeito Jango Herbst agradecendo  a participação de todos e parabenizando os vencedores. O Secretário Milton Antunes, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente disse ter ficado emocionado com as mensagens, "prova de que Mafra deveria estar  há muitos anos atuando para a implantação do esgotamento sanitário". Ele destacou a importância da participação dos alunos e agradeceu às escolas.

Foram os seguintes os  alunos vencedores do concurso SES Mafra e Você e suas explicações:

• Ana Paula do Nascimento Rodrigues – Melhor Redação – O esgotamento sanitário e Você – aluna da escola Professor Mario de Oliveira Goeldner;

–  "Antes nossa cidade não tinha tratamento de esgoto que hoje estamos recebendo, antes os canos de algumas casas tinham acesso direto ao rio, fazendo com que o rio ficasse mais poluído do que já estava e isso também dificultava o trabalho da CASAN…"

• Heloísa Franke – Melhor Mascote de Desenho – aluna do CEM Anjo da Guarda – "Para fazer o desenho pensei que de um lado tem um mundo bem cuidado, com rede de esgoto e do outro lado não, sem esgoto";
  • Alex Trierweiler – Melhor Desenho Livre – aluno da escola Professor Mario de Oliveira Goeldner –

"Vi um mundo triste porque as pessoas não estão cuidando  dele. Então ele está chorando";

• Andréia Laurentino Ribeiro – Melhor Mascote de Lixo Reciclável (Zé Manilha) – aluna da escola Professor Mario de Oliveira Goeldner;
  • Jully Wendt – Melhor Frase aluna do CEM Anjo da Guarda.

"Mafra fica feliz e agradece o saneamento básico  que vai cuidar do meio ambiente"

A diretora do CEM Anjo da Guarda, Zenaide Godescki  Grein afirmou ter sido uma satisfação e uma alegria veremos os alunos contemplados.  Ela destacou o apoio da equipe e acrescentou a oportunidade dos alunos vivenciarem os trabalhos que já começaram no bairro.

A diretora da escola Professor  Mario de Oliveira Goeldner, Loriane Aparecida Munhoz Amorim  disse acreditar que,  com toda essa  participação dos alunos,  a comunidade consegue entender e se conscientizar da importância e necessidade do esgotamento sanitário no município. Ela falou do trabalho de conscientização interna realizado com apoio da equipe do projeto socioambiental.