Formações rochosas de Mafra e região são pesquisadas por especialistas em geofísica

 

  • Grupo de pesquisadores permaneceu durante a semana na pedreira desativada da Vila Olsen

O estudo das variações climáticas abruptas ocorridas num passado distante em nosso continente é um dos objetivos da expedição que está sendo feita às pedreiras de Mafra e região, por professores da USP e membros do Observatório Nacional.  A equipe,  composta pela profa. Dra. Marcia Ernesto (USP), Dr. Daniel Franco (Observatório Nacional), Dr. Xixi Zhao (Universidade da Califórnia – Santa Cruz) e pela pesquisadora Daniele Brandt (USP), se dedica a estudos sobre as grandes variações ocorridas na geografia e clima do planeta ao longo de sua história.

O grupo está em Mafra desde a última segunda-feira, 5, com as pesquisas  sendo concentradas na pedreira desativada  da Vila Olsen,  onde existem rochas com idades em torno de 300 milhões de anos. Tais rochas, de caráter  "rítmico" (sedimentadas em camadas que se repetem) apresentariam, segundo os pesquisadores, condições para revelar os grandes processos climaticos envolvidos na sedimentação, bem como em que latitude se encontrava essa região no passado.

Conforme afirmações do Dr. Franco, um dos objetivos é o de se medir a variação das espessuras das camadas, porque isso pode ser um indicativo dos processos de mudanças climáticas abruptas ocorridas em diferentes ciclos no então chamado grande continente (Gondwana).

Gondwana

"A América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia formavam um grande continente chamado Gondwana e o Planeta passava por grande glaciação, cujas evidências ficaram aqui tão bem preservadas, atraindo o interesse de pesquisadores de vários países".  (Fonte CENPÁLEO).

Os pesquisadores (foto) visitaram a Prefeitura de Mafra na tarde de segunda-feira e estão sendo acompanhados pelo Engenheiro Valdir Ruthes.

Legenda: da esquerda para direita – Engenheiro Valdir Ruthes, Dr. Daniel Franco (Observatório Nacional),  profa. Dra. Marcia Ernesto (USP),  Dr. Xixi Zhao (Universidade da Califórnia – Santa Cruz) e Daniele Brandt (USP).