Reunião define alterações de valores e prorrogação de prazo para inspoeção de veículos de transporte aeascaolar
Reivindicação do permissionários de transporte escolar foi atendida
Aprovada na noite da última segunda-feira,16, a proposta de redução de valores da inspeção dos veículos de transporte escolar pretendida pelos permissionários. A reunião entre o diretor municipal de Trânsito Haroldo Hayse, presidente da Associação Empresarial (ACI) Nereu Carvalho, consultora de Núcleos Setoriais da ACI Danielli Cristina de Souza Cardoso e permissionários do transporte escolar aconteceu na sede da entidade. Pela resolução assumida entre as partes, ficou deliberado que, o núcleo automecânico de Riomafra irá praticar o preço de R$ 110 a cada inspeção do veículo e que o prazo para apresentação do selo de autorização de uso de vans e microonibus para utilização do transporte escolar no município de Mafra terá a prorrogação até a data de 27 de abril.
Pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), esses automóveis têm de passar por inspeção semestral para avaliar equipamentos obrigatórios de segurança. No total 47 veículos entre vans e micoronibuis atuam no transporte escolar em Mafra, destes, 24 são emplacados em Mafra (SC) e o restante em Rio Negro (PR)
O diretor de Trânsito Haroldo Hayse explica que veículos usados para estes fins emplacados em Rio Negro e que não fazem a coleta de estudantes em Mafra estão isentos da apresentação de documentação de inspeção do Inmetro, do contrário há necessidade do cadastro do veículo junto ao departamento de trânsito da Prefeitura e a realização da inspeção de segurança. Durante a reunião, Hayse ressaltou a importância do transporte escolar afirmando que, quanto mais crianças o utilizarem, menor o número de veículos particulares circulando, mas que o principal objetivo da inspeção semestral é a segurança das crianças.