CEM Beija-Flor comemora 16 anos no próximo dia 1º de maio

 

O Beija-Flor iniciou suas atividades em 1996 como CAIC e mais tarde, em 2000, foi implantado o ensino fundamental de 1ª a 8ª série. Hoje, o CEM Beija-Flor atende 570 alunos do berçário ao 9º ano

Alunos, professores, pais e moradores da Vila Solidariedade e das Flores estão em festa. No próximo dia 1º de maio o Centro de Educação Municipal Beija-Flor completa 16 anos de atuação com muita história para contar.

O início

Em 1º de maio de 1996 o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CAIC) foi inaugurado em Mafra, viabilizando o atendimento de 784 alunos, de 0 a 16 anos, em oficinas de contra turno, nas áreas de reforço escolar, música, artes cênicas, panificação, horta, jardinagem e ainda marcenaria. A secretária da escola, Hilda Daisi Moreira Bubniak, é testemunha da história do Beija-Flor, acompanhando-o desde o início de suas atividades. "As oficinas proporcionavam a formação profissional dos adolescentes que aqui tinham uma oportunidade de aprender uma profissão", disse.

A orientadora Marinês Schfascheck Ribeiro também acompanhou a última década da história da escola. "Em 10 anos vi muitas melhorias. A escola sempre teve a preocupação com o desenvolvimento integral da criança", contou.

Beija-Flor hoje

Em 7 de fevereiro de 2000, a entidade passou a chamar-se Centro de Educação Municipal Beija-Flor. Hoje conta com 570 alunos do berçário ao 9º ano e seu compromisso é com a formação global do educando, a fim de desenvolver as capacidades afetivas, físicas, éticas e sociais do indivíduo. Segundo o diretor da escola há 5 anos, Iuri Belandrino, o CEM enfrentou problemas que foram sempre resolvidos em parceria com a comunidade. "Trabalhamos com os pais e os alunos, priorizando a valorização humana. Devemos lembrar que a escola é um ponto de luz na comunidade das duas vilas – Solidariedade e das Flores", ressaltou o diretor. Ele contou ainda que procura oferecer também oficinas para pais, como a de informática, que no ano passado contou com a participação de 40 pessoas.

Futuro

O diretor também divulgou que a partir de maio, uma parceria entre a UnC-Mafra, o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – realizará na escola o projeto "Esportes no Bairro" para cerca de 200 alunos do ensino fundamental, oferecido em contra turno. "Será por um ano, mas esperamos dar continuidade e abrir para mais alunos", disse Iuri.

Comemoração

Para celebrar os 16 anos da instituição, será realizada uma solenidade cívica para os alunos e professores no próximo dia 04 de maio. Durante a semana serão realizadas apresentações de dança, música e haverá ainda hasteamento de bandeiras, marcando a data festiva.