População deve ficar atenta à sinalização viária das obras de esgotamento sanitário em Mafra

 

• Falta de atenção de motoristas, ciclistas e pedestres pode levar a acidentes de trânsito envolvendo população e funcionários da obra

A retirada de um cone que fecha uma rua, o desrespeito a uma placa de sinalização de obra e mesmo ao limite de velocidade contribuem para a ocorrência de acidentes. Estas situações são preocupações constantes da equipe do Projeto Sócio Ambiental da Prefeitura de Mafra que tem a incumbência de informar à população – residências e comércio – sobre os locais de implantação das obras de esgotamento sanitário.

 

Informação

Através da informação, o projeto visa diminuir os impactos, alertar e conscientizar os munícipes sobre a importância da implantação de uma rede de esgotamento sanitário na cidade. "Esta é uma obra pública que trará benefícios a todos. Podemos ter alguns transtornos, mas são momentâneos. A população tem de compreender esta situação e ser uma aliada nesta busca por melhoria", explicou O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Mafra, Gutemberg Pereira dos Santos. Ele ainda ressalta que "quando a CASAN e a empresa responsável pela obra – Itajuí -fecham uma rua, esta sinalização deve ser respeitada, tanto pela segurança do usuário da via, quando dos próprios funcionários da obra".

 

Felipe Schmidt

Desde o final do ano passado as ruas do Centro de Mafra vêm recebendo obras de saneamento, com abertura de valas e recapeamento asfáltico. Na rua Felipe Schmidt as obras começaram em meados de fevereiro e já estão em fase de conclusão. No entanto, o que se observa ainda é a falta de atenção à sinalização por parte da população. "Procuramos manter a população informada. Colocamos avisos no rádio, matérias em jornais e temos ainda um canal direto de informações, via e-mail e telefone para informar e atender os munícipes", ressaltou a Assistente Social Valéria Grossl Mendes da Silva.

 

Sinalização

A equipe do projeto Sócio Ambiental pede a colaboração da população enquanto houver obras de saneamento nas ruas do Centro de Mafra. "As placas servem para orientar motoristas e pedestres, a fim de que possam ter mais tranquilidade e segurança para trafegarem pelas vias. Se alguém não autorizado retira uma placa ou cone, além de cometer uma infração (com pena prevista no Código de Trânsito Brasileiro e no Código de Posturas do Município), poderá ainda causar um acidente", afirma Valéria Grossl Mendes daSilva.

A equipe do projeto pede aos moradores que colaborem ajudando a fiscalizar o  patrimônio público, em especial no que se refere às obras de esgotamento sanitário.

 

Para saber mais sobre a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Mafra, entre em contato com o Projeto Sócio Ambiental da Prefeitura de Mafra pelo telefone: 3642-2409 ou pelo e-mail: socio.ambiental@mafra.sc.gov.br