Representante do MDS aprova Feira Popular de Mafra

• Gestão da feira – elogiada por consumidores e feirantes – passará definitivamente para o município a partir de 30 de junho

Um ano e oito meses depois de implantada e já incorporada nos hábitos da população, a Feira Popular Itinerante recebeu a visita de acompanhamento de representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Na manhã de sábado a Engenheira Agrônoma e analista técnica do Ministério, Valéria Rocha Ramos esteve na Praça Lauro Muller, onde conversou com os feirantes  e  consumidores  e observou as condições em que a feira se realiza, para poder prestar contas do projeto  ao Governo Federal. Segundo ela, a feira está muito bem organizada, bonita, os  equipamentos estão sendo bem utilizados e os produtos ofertados são saudáveis. "Gostei muito do que vi", declarou e destacou que o projeto está cumprindo com o objetivo de proporcionar ao pequeno produtor uma renda mensal e que possa atingir a um bom número de pessoas, "e é isso que estamos observando" concluiu.

A Feira popular Itinerante acontece todas as quintas-feiras, na Vila Nova e Vila Ivete e aos sábados, na Praça Lauro Muller, das 7 às 11 horas, com produtos da agricultura familiar local, atendendo a comunidade em geral, oferecendo verduras, legumes, geléias, embutidos, bolachas e biscoitos, diretamente do produtor para o consumidor.

Levantamentos da Secretaria do Bolsa Família indicam que cada barraca vende por mês entre R$ 800,00 a R$ 2.500,00, dependendo da variedade de produtos que o agricultor coloca a venda. Em média são atendidas 120 pessoas por dia em cada barraca. A feira tem 30 agricultores familiares cadastrados, todos com a DAP atualizadas (DAP – Documento de Aptidão ao PRONAF – exigência do MDS para o direito a barraca e equipamentos).

Conforme explicou o Secretário da Secretaria Extraordinária do Bolsa Família, João Carlos Landoski o convênio entre o Município e o Governo encerra em 30 de junho, quando a gestão do projeto ficará à cargo somente do município. "A intenção é darmos continuidade ao projeto que já está consolidado e ampliar para os bairros da Restinga e Vila Argentina", afirmou.  Hoje o projeto está sob a guarda do Governo Federal,  mas depois da assinatura do Termo de Posse e publicação em Diário Oficial é que a responsabilidade de gestão da Feira popular passará para o município.

Alimentação saudável e barata

A Feira Popular Itinerante de Mafra foi inaugurada em setembro de 2010. Surgiu da necessidade de ações de combate à pobreza, à fome e à desnutrição, o que levou a Prefeitura a implantar sistemas auto-sustentáveis de garantia de acesso a alimentos a baixo custo para quem compra e a preços adequados para quem vende. Com ela pode-se levar até os bairros os produtos necessários para uma alimentação saudável e barata.

O Projeto contou com recursos no valor de R$ 140 mil, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tem por objetivo proporcionar a inserção do agricultor familiar no comércio direto ao consumidor, ampliar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente. São parceiros do projeto o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, COARPA e ACEPAM.

Ação de cidadania

A ação de cidadania que a Prefeitura de Mafra vem promovendo por intermédio a Secretaria Especial do Bolsa Família, com a feira itinerante é elogiada tanto pelo consumidor quanto pelos feirantes. Para a Arquiteta Rubiane Cherobin, que freqüenta a feira aos sábados para compra de verduras, a feira na Praça, é sinônimo de qualidade de vida. "É uma delícia e deve ter mais vezes na semana", declarou salientando que o município tem potencial para ampliar o projeto. "Temos muitos agricultores mas é necessário estimulá-los", declarou.

Do outro lado, o vendedor também está satisfeito. O feirante José Silveira vende na feira da Praça desde o início do projeto. Ele  é agricultor do Assentamento Herança do Contestado, da Fazenda do Potreiro.  Participou desde as reuniões preparatórias, até a formação dos grupos de vendedores. Comercializa embutidos, derivados de leite e  verduras em geral.  "Trabalhamos em 4 famílias, com toda mão de obra dedicada à feira", explicou  salientando que  todo o trabalho vale a pena pois observam o aumento na renda em cerca de R$ 2.500,00 por mês, ainda com possibilidade de melhorar a propriedade  e de se manter na atividade".