Programa de redução de peso recomeça com novos grupos em Mafra

Evitar o efeito sanfona, de emagrecer e depois engordar, trabalhar a alimentação, o psicológico e o corpo de forma integral, com resultados refletindo na saúde como um todo, são alguns dos objetivos do programa de redução de peso desenvolvido pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde,  que recomeçou neste ano.

Na manhã da última terça-feira, 16, aconteceu o primeiro encontro na igreja matriz São José, com 23 participantes do grupo do centro.  Na sua maioria, elas passaram por diversos tratamentos para emagrecer como dietas de revistas e medicamentos. Emagreceram e depois voltaram a engordar, conforme depoimentos prestados no início dos trabalhos.

Saúde e auto-estima

Perder peso e não recuperá-lo mais. Este foi um dos problemas que levou Dilvete Wichinheski, de 46 anos – que hoje está cerca de 40 kg acima do peso ideal  – a participar do grupo de redução de peso.  Ela conseguiu perder 20 kg em um regime anterior, que foram recuperados e somados a outros mais. A saúde também pesou na decisão. "Sofro ainda de problemas de pressão alta, colesterol, para os quais tomo remédios há dois anos, além de sentir dores na coluna e joelhos", explicou afirmando que entrou no programa para perder peso e ainda melhorar a auto-estima.

O programa completará dois anos de duração e está indo para a décima turma, atuando com a nutricionista Maria Cecília Yamamoto, a psicóloga Lívia Santos de Paula e a educadora física Dayane Petreça, que orientam e informam os pacientes como devem agir em relação à alimentação e à prática de exercícios, proporcionando condições para que possam diminuir o excesso de peso e melhorar a qualidade de vida.

Meta de 6 kg

A professora Patrícia de Abreu, 40 anos, também está no grupo para emagrecer e sua meta é  perder 6 kg.  Ela conta que depois que teve seu filho, hoje com 2 anos e 7 meses,  fez regimes e voltou a engordar cerca de 5 kg. "Preciso emagrecer também por questões profissionais", explicou a professora de educação física, que hoje não está atuando.

A dona de casa Eli Adriane Ferreira do Prado, de 29 anos, está cerca de 10 kg acima do peso ideal. Disse que nunca fez regime antes, mas que quer melhorar a auto-estima. "Às vezes a gente vai provar uma roupa e é constrangedor", afirmou.

O acompanhamento inicial ocorre uma vez por semana, com duração de três meses. A nutricionista Maria Cecília Yamamoto, coordenadora do Programa, relata que "é fundamental a força de vontade de cada uma para que realmente tenham resultados, não é nada milagroso". Nesse período, quem cuidar da alimentação, realizar atividades físicas e começar a pensar no que come terá bons resultados tanto no peso como na disposição e na auto-estima, explica a nutricionista.