Projeto Socioambiental SES/Mafra realiza reunião e convida novas escolas da Bacia 4 para participarem das atividades de 2013

Na tarde de terça-feira, 23, escolas do entorno da Bacia 4 foram convidadas pelo Projeto Socioambiental SES/Mafra, da Prefeitura, para participarem de reunião sobre as atividades que irão desenvolver neste ano sobre o tema "esgotamento sanitário". A reunião, na Amplanorte, foi coordenada pela assistente social e responsável técnica do projeto, Valéria Grossl Mendes da Silva, que expôs aos participantes as atividades realizadas no ano passado e propôs novas para este ano.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Wilmara Herzer, admite que com a nova forma de pensar e administrar a coisa pública no município de Mafra, usando o paradigma governamental de que "a eternidade da vida impõe o desenvolvimento sustentável", a sua Secretaria, aliada aos educandos mafrenses, procura preservar os ecossistemas e fazer da tomada de decisão política uma melhoria na qualidade de vida da população. "Nosso maior desafio, tanto no nosso século, quanto os próximos, é salvar o planeta da destruição", concluiu a Secretária.

Mais participação

Duas novas escolas – EEB Santo Antonio e Colégio Excelência – estiveram na reunião e mostraram interesse no assunto. A assistente social explicou a todos o que o projeto já realizou, como está o andamento das obras de esgotamento sanitário e quais são os responsáveis por cada etapa. Desde o início do projeto, já foram trabalhadas nove escolas, atingindo cerca de 5 mil alunos. A intenção do projeto é ampliar o atendimento para mais 2400 alunos.

Novas ações

Para as novas escolas foi proposta a realização de palestras para as mesmas se inteirarem do assunto e poderem trabalhar com os alunos em sala de aula. Em seguida, foi proposta apresentação da peça de teatro do CEMMA nas escolas participantes. E para concluir os trabalhos das escolas no ano, será realizado um concurso de vídeo na internet, no qual cada escola produz um clipe de uma paródia sobre o esgotamento sanitário.

Mobilização popular

A reunião também resultou numa ação de mobilização social para o retorno das obras de esgotamento sanitário paralisadas em meados do ano passado. Foi proposto que cada escola escolha uma redação ou desenho e junto com o pedido da comunidade escolar (alunos, professores, pais) encaminhe aos órgãos envolvidos (Prefeitura de Mafra/Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, CASAN, IBAMA e Secretaria do Patrimônio da União) solicitando que as obras sejam retomadas. "É importante envolver alunos, pais, professores e comunidade, pois a obra faz parte do dia-a-dia de todos nós. Vale lembrar que o objetivo de todas as ações já praticadas e as futuras é o de levar à população informações sobre os benefícios que tratar esgoto trás à população", ressaltou a assistente social.

No dia 17 de abril o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, acompanhado da assistente social, esteve em Florianópolis participando de reunião com a GIDUR (Gerência de Desenvolvimento Urbano – Caixa Econômica Federal) e CASAN para tratar do retorno das obras no município. Na ocasião, o Prefeito se colocou à disposição dos órgãos para agilizar a resolução dos problemas encontrados.