Mel de Mafra volta a ser destaque
O mel de Mafra volta a ser destaque no Brasil. O produtor Renato Sommer – funcionário público municipal há 16 anos – recebeu dia 28 de abril de 2013, em União da Vitória, o certificado de "Apicultor Destaque", do Programa de Certificação Orgânica de Produtos Apícolas da Empresa Breyer & Cia Ltda, para a região sul do País. A certificação foi concedida por ele apresentar a melhor organização documental na casa de mel, no período 2011/2012.
O ofício de apicultor de Renato Sommer vem de família. Os avós trabalharam e ensinaram seus pais, com quem aprendeu a trabalhar com as abelhas. Hoje atua com a esposa e os filhos e vem crescendo e modernizando a forma de produção. Há 8 anos produz mel orgânico, livre de agrotóxicos. Explora apicultura em Mafra, Itaiópolis e Santa Terezinha, destinando 50 por cento da produção para a apicultura orgânica, que é comercializada no mercado externo. "Fico feliz em destacar a apicultura mafrense", declarou.
Dificuldades do setor
Alguns dos problemas citados por ele para a manutenção da atividade são a grande diferença entre o preço pago para o produtor, em relação ao cobrado do consumidor, que em muitos casos chega a variar entre 250 a 300% – segundo matéria publicada no Informativo Zum Zum, nº 345, de janeiro a março de 2013, com o título "Porque o mel chega com um preço tão alto à mesa do consumidor" – e a dificuldade em encontrar áreas livres de contaminação por agrotóxicos ou de cultivo de transgênicos.
Durante o encontro de apicultores ocorrido em União da Vitória (PR), promovido pela empresa exportadora Breyer, Sommer destacou-se por sua organização documental, mantendo registros de todos os trabalhos, desde a criação da abelha à produção do mel. No mesmo evento recebeu declaração de que é apicultor da empresa Breyer & Cia Ltda, certificado pelo Instituto de Mercado Ecológico -IMO, para o período de 2012/2013 e 2013/2014.
Orgulho mafrense
O Prefeito Roberto Scholze recebeu a notícia com muita alegria e parabenizou o funcionário apicultor. "Ficamos muito felizes em receber boas notícias sobre Mafra", afirmou. O prêmio chegou em um momento em que o Prefeito está empenhado em apoiar o produtor mafrense e da região, atendendo pedido da Associação para modernização da atividade. Roberto Scholze reafirmou que a apicultura sempre foi um motivo de orgulho mafrense e por isso deve ser apoiada e incentivada para crescer e melhorar sempre.
Renato Sommer trabalha como Fiscal de Obras na Prefeitura de Mafra. É Engenheiro Agrimensor formado pela Universidade de Criciúma e Pós-graduado em Licenciamento Ambiental, pela Universidade do Contestado.