Agricultura Familiar é tema de reunião entre Executivo Municipal e entidades da área

O Prefeito Municipal recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (09), a visita de representantes de entidades ligadas à agricultura familiar em Mafra, que aproveitaram a ocasião para apresentar o que vem sendo feito em prol do desenvolvimento da atividade no município.

Para o Prefeito, é muito importante que exista esta parceria entre o Poder Executivo e entidades como as associações, cooperativas e sindicatos. "Se unirmos nossas forças os beneficiados não serão apenas os pequenos agricultores mafrenses, mas a população de uma forma geral, já que a agricultura familiar tem grande importância na economia do município", destacou.

Participaram do encontro o Secretário Municipal de Agricultura e Interior, Vendelino Skonieski; Wilson Kuiava, da Cooarpa – Cooperativa Agropecuária Regional de Pequenos Produtores – e também representante da Acepam – Associação Central de Pequenos Agricultores de Mafra; Camilo de Lelis Machado, do Sindicato dos Produtores Rurais e Acepam; e Sidney Lima, representante da Cooarpa e da Acepam.

Abatedouro de pequenos animais

O administrador da Cooarpa, Wilson Kuiava, manifestou o interesse da cooperativa em assumir através de um termo de cessão de uso o abatedouro municipal de pequenos animais – localizado no bairro São Lourenço – o qual se encontra desativado. Segundo ele, a idéia é adequar o local e fazer inicialmente o beneficiamento de frango caipira, com possibilidade de posteriormente incluir outras espécies como coelhos e ovinos.

"Somente com o frango caipira – que é um produto orgânico, criado se alimentando apenas de pasto e sem consumo de hormônios – envolveríamos inicialmente 30 famílias, as quais teriam uma renda mensal garantida", explica Kuiava. O secretário de Agricultura destacou a importância de se abrir o leque de possibilidades dentro da agricultura familiar, para que mais famílias possam ser incluídas.

Diante da importância social desta parceria para os pequenos agricultores mafrenses, o Prefeito imediatamente sinalizou positivamente com relação à idéia e comprometeu-se a realizar um estudo para analisar a viabilidade técnica e jurídica do projeto apresentado pelas entidades.