COMDEMA discute destino de cães de rua

última reunião do ano contou com a participação de conselheiros de várias entidades

Na última terça-feira, 8, o Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente reuniu-se na sede da Prefeitura de Mafra para debater alguns assuntos ainda pendentes, como a realização de um projeto para diminuir o número de cães abandonados nas ruas, a importância da atuação do conselho nos debates relativos à área do Passo e a instalação de lixeiras de coleta seletiva em escolas.

Projetos

O assunto que norteou a reunião foi em torno das ações que podem ser feitas para conter a proliferação de cães nas ruas. Segundo o presidente do Comdema, Edgard A. Bredow, já existe um projeto para esse fim, porém requer adequações para a implantação em Mafra. "Animais soltos ou abandonados nas ruas são uma questão de saúde pública. Além da transmissão de doenças, estes podem morder ou ferir alguém", comentou. Ele ainda salientou que "quem tem um cão deve se responsabilizar pelo mesmo, criá-lo, mantê-lo saudável e evitar que este fique solto nas ruas", finaliza.

Curiosidades Reprodutivas

Após seis meses de vida, tanto os machos quanto as fêmeas estão aptos à reprodução. Cada fêmea canina pode ter dois partos por ano (aproximadamente 16 filhotes por ano).