1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

No dia 18 de fevereiro, na sede Associação dos Municípios do Planalto Norte  Catarinense, se realizará  a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil e 2ª Conferência Municipal  – primeira foi realizada no ano de 2010.  O objetivo é que através do encontro se inicie a formação de uma cultura e política pública de proteção e Defesa Civil.

O público-alvo é composto por agentes de Defesa Civil, comunidade científica, conselhos profissionais e sociedade como um todo.  Os objetivos desta segunda edição regional serão promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil.  As inscrições podem ser feitas na Amplanorte.

Programação

A programação do encontro é composta por palestras dos quatro eixos sendo 1º Gestão integrada de riscos e resposta a desastres com a coordenação de Paula Sarina (Defesa Civil de Major Vieira); 2º Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil Jackson Dirceu Laurindo (Coordenador Regional de Brusque);  3º Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil com orientação de Eliezer Cardoso (Coordenação Regional de Itajaí) e 4º Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes com orientação de Aluisio Moreira (Ceped UFSC).

O encontro tem como proposta a elaboração de um documento composto pelos princípios e diretrizes definidos da conferência municipal para ser debatido na etapa estadual. Além disso, serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual  composta por  oito representantes da  sociedade civil e seis do poder público – ao final serão eleitos os delegados do estado para participarem da etapa nacional que será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília.