Dia da troca de livros incentivou a leitura nas escolas da rede municipal de ensino
Fica instituído o dia 23 de abril como o “Dia da Troca de Livros” entre os estudantes, em todas as escolas do Município. Esse é o teor do artigo primeiro, da Lei Municipal nº 4.285, de setembro de 2017. Com base nele, escolas da rede municipal de Mafra realizaram em suas unidades, na última segunda-feira, 23, um dia de atividades relacionadas ao incentivo à leitura. Além da troca de livros especificamente, houve ainda apresentação de teatros, conversas com escritores, poesia e outras atividades.
A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado e as técnicas de ensino, Alcioneide Ambrosi e Solange Takayama acompanharam o dia em algumas escolas. A Secretária destacou o empenho e a seriedade com que os alunos trataram do tema, participando na troca dos livros e o interesse despertado nas crianças quando em contato com um novo livro. “As nossas escolas estão de parabéns pelo belo trabalho realizado no dia da troca de livros”, cumprindo com esmero a Lei municipal”, declarou.
Ela parabenizou a todas as escolas municipais que trabalharam o tema com carinho e dedicação procurando, de formas variadas, chamar a atenção dos alunos para a importância do hábito da leitura.
Formando leitores
O Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA programou extensas atividades para os alunos em razão do dia da troca de livros. Foi a Oficina Cultural “Formando Leitores”, com a entrega simultânea da Biblioteca da Ala do Ensino Fundamental 1. “Através desse dia procuramos conscientizar nossos alunos e a comunidade escolar sobre os prazeres e a importância da leitura como bem cultural para a formação cidadã e o desenvolvimento humano”, declarou a direção da escola. Na ocasião aconteceu a apresentação à comunidade, dos investimentos realizados na biblioteca, que recebeu nova pintura e novos exemplares, numa parceria entre APP e Secretaria Municipal de Educação. O mobiliário também já foi providenciado.
O evento contou com a participação da Escritora Ana Rapha Nunes, em uma roda de conversa com os alunos e convidados; da Poetisa Clarice Clemente Gavronski e com a apresentação da peça “Livro também é brinquedo” da oficina de teatro de Joinville, além da oficina de artes plásticas e dramatização, feita por profissionais da escola. Os alunos participaram doando livros.
Sonho com Poesia
Na EMEF Campo da Lança, o tema relacionado ao dia foi “Sonho com Poesia”, tendo como base a frase de Monteiro Lobato “Tudo vem dos sonhos, primeiro sonhamos, depois fazemos”. Lá os alunos escreveram a poesia que foi anexada à um pacote de sonhos produzido pela escola e vendido para os pais e assim as famílias levaram poesia para suas casas. O aluno Dionathan José Lataucheski, de 8 anos, que freqüenta o terceiro ano do ensino fundamental levou 8 livros para trocar com os colegas. Pegou dois outros para ler em casa: “Quem é o Curupira” e “Quem é o Bicho Papão”. Ele disse gostar muito de ler, principalmente histórias em quarinhos e ter muitos livros em casa.
Na EMEB Mário de Oliveira Goeldner o dia da troca do livro foi incentivado desde a entrada da escola. Como slogan “Embarque na onde da Leitura”, a escola criou um cenário de um barco cheio de livros onde as crianças trocavam os que levaram por outros deixados pelos amigos. A unidade trabalhou ainda com a escritora mafrense Marina Medeiros, que doou diversos exemplares de sua autoria.
Leituras simultâneas
A aluna Mariana Nunes Kley, de 10 anos, que freqüenta a 5ª série levou 20 livros, os quais trocou por outros 5. Entusiasta da leitura está lendo dois títulos simultaneamente: “Peter Pan” e “Meu pé de Laranja Lima”. “Adoro ler e em casa tenho muitos e muitos livros mais”, declarou.
Na EMEB Augusta Vitória, da localidade de Bela Vista do Sul, o dia da troca de livros movimentou as crianças e adolescentes em torno dos títulos diferentes trazidos pelos colegas. “Uma criança que lê será um adulto que pensa” foi o slogan da escola para a data, que possibilitou a circulação de temas como a “Peppa”, “As aventuras no Museu” e “O Cavalinho Azul”, entre outros. A EMEB Evaldo Steidel, do Saltinho do Canivete, também trabalhou a Lei 4.285.
O CEIM Vila Olsen e a EMEF Amola Flecha num trabalho em parceria, oportunizaram aos seus alunos uma experiência única na troca de livros da literatura infantil, incentivando a diversificação e o gosto pela leitura. “Ler é essencial para o amadurecimento intelectual”, concluíram.