Secretaria Municipal de Assistência Social realiza reunião de trabalho para abordar o assunto dos moradores em situação de rua
Na tarde da ultima quinta feira, 28, a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma reunião com diversas entidades para discutir o cenário das pessoas em situação de rua existentes no Município de Mafra. Estiveram presentes na reunião representantes da ATENA (Associação Terapêutica Novo Amanhecer), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, CRAS, CREAS e membros das secretarias de assistência social, saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Kátia Borges Saliba, “na cidade de Mafra, há um número expressivo de pessoas em situação de rua e esse é um problema que está afetando o dia a dia do município”.
Atenção à situação
Para auxiliar nessa situação, atualmente o município conta com o serviço de casa de passagem, desenvolvido em parceria com a ATENA, que realiza o acolhimento institucional de adultos em situação de rua. Esse é um serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem foco no atendimento imediato e emergencial para pessoas em trânsito.
Propostas
Dentre as soluções discutidas e propostas está a busca de informações nas cidades que tem projetos aplicados e com bom resultado, como Curitiba e Balneário Camboriú, no desenvolvimento de campanhas como “Não dê esmola”, criação de um cadastro integrado com polícia e assistência social de todas as pessoas em situação de rua e desenvolvimento de um serviço contínuo e integrado entre as instituições locais.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Delfim Roque Girardi, “esse é um assunto bastante delicado, pois estamos falando de pessoas bastante fragilizadas, mas em conjunto podemos buscar soluções para resolver a situação”.
Ao final da reunião, ficou acertado que haverá outros encontros onde outras instituições da região serão convidadas à participar da discussão e contribuir na busca de soluções para a situação. A Secretaria e as demais instituições presentes demonstraram uma preocupação e reforçaram a importância do trabalho em conjunto para resolver o quanto antes essa situação.