Pais recebem palestra sobre sexualidade infantil

O Setor de Atendimento Educacional Especializado- AEE, da Secretária Municipal de Educação de Mafra esteve neste mês  no CEIM Comecinho de Vida, atendendo pedido da escola, quando a Psicóloga Talita Pacheco Valério abordou o tema  “Sexualidade na infância”.Após abordar os temas relacionados ao crescimento e desenvolvimento da criança, a Psicóloga abordou a questão, esclarecendo que “sexualidade é a necessidade de receber e expressar afeto e contato, que todas as pessoas têm e que traz sensações prazerosas e gostosas para cada um e não está exclusivamente relacionada a sexo”. E explicou que durante a “fase fálica” (de 3 a 6 anos) o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. “Nessa idade, as crianças também começam a descobrir as diferenças entre machos e fêmeas”, alertou.

Como orientações aos pais, de como proceder para com a criança nessa fase, aconselhou:

• Conversar com a criança de forma clara, sobre o que ela está fazendo;
  • Explicar sobre o cuidado com o corpo;
  • Não a recriminar ou a repreender a criança por este comportamento.

Destacou ainda a necessidade de um maior cuidado com filmes, vídeos e imagens no celular que as crianças vêem; de  responder somente o que a criança pergunta em vocabulário apropriado para a idade e ainda  de ficar atento ao que a criança vê  e escuta dentro em casa.O AEE vem realizando palestras  nas escolas da rede municipal de ensino, como forma de auxiliar pais, professores e comunidade em geral, nas dificuldades encontradas no decorrer do ano letivo, nas questões de inclusão, bullyng, desenvolvimento infantil entre outros.