Escola Avencal São Sebastião vence concurso da Arteris/Autopista Planalto Sul de 2018, na categoria “paródia”

Duas escolas da rede municipal de ensino de Mafra – EMEB Avencal São Sebastião, da comunidade de Avencal de Cima  e EMEB Bituvinha – se destacaram no 3º Concurso de Frases, Desenhos e Paródias dos Programas “Educar para humanizar o Trânsito” e “Viva o Meio Ambiente” Arteris/Planalto Sul, realizado neste ano, envolvendo cerca de 40 escolas de 16 municípios lindeiros.  As paródias sobre meio ambiente e trânsito escritas por alunos da EMEB Avencal São Sebastião, em Mafra foram as vencedoras, ficando em 1º lugar nos dois programas.

Laisla de Oliveira, do 9º ano, foi a vencedora na categoria paródia, com a musica “Mudanças no trânsito”,  parodiando “Largado às traças”, de Zé Neto e Cristiano.  Sandy Cibele Muller, 9º ano, foi a vencedora, também na categoria paródia, com a música “Juntos com a natureza”, parodiando  “Apelido Carinhoso”,  de Gustavo Lima.  O desenho de  Camila Veiga dos Santos, do Pré III, da EMEB Bituvinha ficou em 3º lugar, no programa “Viva o meio Ambiente”. A premiação ainda não tem data definida pela Arteris.

Mafra conta com atualmente com 7 escolas – Anjo da Guarda, Beija-Flor, Comecinho de Vida, Evaldo Steidel, Avencal São Sebastião, Mario Goeldner e Bituvinha – participando do programas da Arteris /Planalto Sul, envolvendo 2.225 alunos.  Durante o ano as escolas que já desenvolvem atividades relacionadas aos temas “Meio Ambiente” e “Trânsito”, intensificam essas ações através de projetos que são postados junto ao programa da Arteris.

Paz na estrada e respeito ao meio ambiente

A coordenadora dos projetos na Secretaria Municipal de Educação, Eroni Terezinha Machado falou da importância da parceria com a Autopista, que há anos se repete e que possibilita às escolas da rede municipal aprofundarem-se nos temas meio ambiente e trânsito, o que resulta na discussão frequente dos temas, cujos entendimentos se estendem às famílias.

A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado enalteceu o trabalho desenvolvido pela Arteris/Planalto Sul e pelas escolas municipais, que juntas pretendem colaborar para um mundo onde haja paz no trânsito e respeito ao meio ambiente. “Todos os projetos desenvolvidos contribuem para o crescimento dos alunos, que serão os agentes transformadores da nossa sociedade”, declarou.

Resultado do concurso: “Seja a mudança que o trânsito precisa, humanizar é uma questão de atitude”.

1º Lugar: Laisla de Oliveira  – 9º ano – 14 anos

Escola: E.M.E.B Avencal São Sebastião – Mafra

Responsável por coordenar: Ana Cláudia Grein Franco

Profissional Destaque: Margarida Becker Peschel

Professor Orientador: Carmen Lúcia Liebel Kalisky

Título da paródia: Mudanças no trânsito

Nome (original) da música que serviu de inspiração: Largado as traças

Nome do cantor ou da banda: Zé Neto e Cristiano

Mudanças no trânsito (Largado as traças/ Zé Neto e Cristiano)

Estava de mau humor e muito cansado

Saí para pedalar

E pela ciclovia, vi o transito parado.

E os motoristas, já estavam estressados

Tentei tranquiliza-los

Por isso é importante, manter a cabeça fria

Nessas horas de estresse.

Tô tentando ajudar

Aqueles  que transformam

Nas ruas da cidade

Dirigir com mais tranquilidade.

Quero ser a mudança

Que o pedestre precisa

Hoje sou pedestre

Amanha motorista.

Ô, ô,ô,ô,ô

Humanizar só é questão de Atitude

Ô, ô,ô,ô,ô

Amigo, pare e pense. Faça a diferença!

2º Lugar: Sandy Cibele Muller – 9º ano – 13 anos

Escola: E.M.E.B Avencal São Sebastião – Mafra

Responsável por coordenar: Ana Cláudia Grein Franco

Profissional Destaque: Margarida Becker Peschel

Professor Orientador: Carmen Lúcia Liebel Kalisky

Título da paródia: Juntos com a Natureza

Nome (original) da música que serviu de inspiração: Apelido Carinhoso

Nome do cantor ou da banda: Gustavo Lima

Juntos com a Natureza (Apelido Carinhoso/Gustavo Lima)

Natureza preservada é bom pra gente

Nossa vida assim é diferente

Ar puro e água limpa pra matar a nossa sede

Nossos rios e nascentes

Devemos preservar, o meio ambiente

Se não foi assim, problemas vão aparecer.

Eu sei que você deveria ter preservado mais o meio ambiente.

Que tivesse no presente, mais pessoas conscientes

Novas atitudes transformam o mundo,

Deixando com mais amor,  mas eu preciso que você reflita por favor.

Não deixe a natureza pra depois

Não diga: esse problema não é meu

Vida sem poluição, merecemos

Somente juntos vamos fazer acontecer.

Florestas verdes novamente aparecer

Um ar mais puro respirar

Nossas vidas merecem melhorar

Somente juntos vamos fazer acontecer.