Rede Municipal de Ensino de Mafra realizou o 1º Encontro da Formação Continuada para Educação Infantil 2019

Cerca de 150 pessoas, entre professores e gestores de escolas da rede municipal de ensino de Mafra, que trabalham na educação infantil, participaram na última semana, do 1º de 8 encontros (4 neste semestre e 4 no próximo semestre), da formação continuada, proposta pela Secretaria de Educação.

 

Nesse primeiro encontro a Terapeuta Ocupacional da Secretaria, Franciele Mônica Prestes, trabalhou com os professores do berçário, orientando-os a organizar a rotina e o espaço de trabalho pedagógico e a promover o desenvolvimento global das crianças do berçário. Ela procurou orientar para a identificação e intervenção em casos de atraso no desenvolvimento da criança e ainda a prevenir esses atrasos. Também capacitou para o uso do guia Portage, para avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Oficinas

 

A professora que atua no apoio pedagógico da Educação Infantil na Secretaria, Vera Lucia Stoeberl, trabalhou com os professores do maternal e jardins, no resgate dos principais conceitos da Base Nacional Comum Curricular. Na forma de oficinas, trabalhou as brincadeiras e interações nas práticas pedagógicas. Abordou temas como o conhecimento de si e do mundo, experiências corporais, afetivas e expressivas e o brincar livre. O programa de formação continuada tem por finalidade principal oportunizar estudos para os professores e profissionais da Educação Infantil com a finalidade de ressignificar teorias e práticas pedagógicas. Visa ainda, organizar oficinas práticas através da construção de uma sala de referência para exploração de atividades na Educação infantil além de oportunizar vivências e análises das oficinas explorando contextos que podem ser desenvolvidos com a criança.

 

Temas a serem abordados na formação continuada para os próximos meses:

 

Mês

Assunto

 

 

 

 

 

Abril

Estimulação da linguagem em crianças do berçário

  • Apresentação das fases do desenvolvimento da linguagem na primeiríssima infância.
  • Vivência de ações pedagógicas que estimulam o desenvolvimento da linguagem.
  • Criação coletiva de práticas pedagógicas que estimulam a linguagem em crianças do berçário
  • Capacitação para uso do Guia Portage para avaliação do desenvolvimento infantil.

Proposta de formação aos professores do maternal I e II e jardim I e II:

Brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis

Linguagens e formas de expressão

  • Expressão gestual e verbal
  • Expressão dramática
  • Expressão plástica
  • Expressão musical

 

 

 

 

 

Maio

Estimulação do desenvolvimento motor em crianças do berçário

  • Apresentação das fases do desenvolvimento motor na primeiríssima infância.
  • Vivência de ações pedagógicas que estimulam o desenvolvimento motor em crianças de berçário.
  • Criação coletiva de práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento motor em crianças do berçário
  • Capacitação para uso do Guia Portage para avaliação do desenvolvimento infantil.

Proposta de formação aos professores do maternal I e II e jardim I e II:

Brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis

Narrativas e gêneros textuais, orais e escritos

  • Falada
  • Escrita
  • Visual
  • Combinações de linguagens visual/escrita/falada
  • Mediações críticas
  • Objetos e atividades que contribuem para as experiências narrativas
  • Ouvir histórias e recontar
  • Ampliar a vivência de ouvir e recontar histórias

 

 

 

 

Junho

Estimulação do desenvolvimento Cognitivo em crianças do berçário

  • Apresentação das fases do desenvolvimento cognitivo na primeiríssima infância.
  • Vivência de ações pedagógicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo em crianças de berçário.
  • Criação coletiva de práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo em crianças do berçário
  • Capacitação para uso do Guia Portage para avaliação do desenvolvimento infantil.

Proposta de formação aos professores do maternal I e II e jardim I e II:

Brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis

 

A brincadeira e o conhecimento do mundo matemático

  • Brincadeiras para pensar sobre como medir e quantificar

 

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.