Propostas de alterações no trânsito de Mafra foram apresentadas à Comissão

 

  • Reunião definiu a formação do Conselho Municipal de Trânsito

Com a finalidade de apresentar algumas alternativas para amenizar os problemas relacionados ao trânsito de Mafra, equipe técnica do departamento municipal de trânsito, da Prefeitura, acompanhada de engenheiros e técnicos, além do Prefeito Roberto Scholze realizaram na última quarta-feira, 7, reunião com membros das entidades representativas da sociedade civil e instituições públicas. A reunião teve ainda a finalidade de discutir a formação do Conselho Municipal de Trânsito. Para tal reunião o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Gutemberg Pereira dos Santos e a Diretora de Trânsito, Luzia Maria Seidel emitiram convites  através de ofício às entidades que compõem a Comissão Municipal de Trânsito.

O Prefeito abriu a reunião falando da importância da discussão sobre o tema sempre polêmico que é o trânsito e da necessidade de se implantar medidas à vezes antipáticas mas que são necessárias para tentar amenizar os problemas vividos por todos os cidadãos. “Nossa cidade tem quase 100 anos e cresceu sem planejamento. Somado a isso o número de veículos também aumentou e hoje temos problemas graves  semelhantes aos de uma cidade grande”, afirmou.  Para ele o Conselho será  um canal aberto entre o poder publico e as entidades vivas da cidade. “Será uma mesa redonda onde as ideias e as discussões, aliadas a análises técnicas poderão  resultar em mudanças positivas para o trânsito local”, declarou.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Gutemberg Pereira dos Santos, responsável pela equipe de engenharia da prefeitura e pelo departamento de trânsito de Mafra destacou que  todos os estudos realizados são em conjunto com a equipe técnica. Segundo ele, algumas medidas paliativas já estão sendo tomadas para minimizar problemas pontuais.

Alterações previstas

Durante a reunião foram apresentadas pelo Geólogo Luiz Carlos Weinschutz e pela Diretora de Trânsito, Luzia Seide, 6 propostas de alterações resultantes de estudos  realizados pela equipe de engenharia e trânsito da Prefeitura, nos pontos considerados mais críticos,  para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança dos motoristas e pedestres, algumas das quais já estão em implementação. São elas:

1-     A implantação de três rotatórias na Avenida Nereu Ramos, sendo uma no trevo de acesso à UnC e outras duas chamadas de apoio, nas esquinas da Futuragro e no Herkon, além de faixas  elevadas para pedestres e o fechamento dos acesso no canteiro central.  A obra já iniciou mas é considerada como longa.

2-     Obra de paisagismo nos canteiros da Avenida Cel. José Severiano Maia e implantação de faixas elevadas para pedestres. Obra também já iniciada.

3-     Adequação do trevo da rua José Frosh, na Restinga, em frente à Acorema. Obra considerada simples.

4-     Obra no entorno da prefeitura, subindo pela Vitorino Bacelar, com implantação de faixas elevadas para pedestres e ajustes na pista, além da mudança para sentido único  centro-bairro da rua Getúlio Vargas. Obra já iniciada.

5-     Retirada do estacionamento na rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho da antiga Telesc até os Correios, transformando a via em duas pistas para quem desce, agilizando o trânsito para quem não deseja seguir sentido Jardim America.  Obra de rápida execução.

6-      Implantação de ruas com apenas um sentido, adequando para um tipo de sistema binário nas ruas, Pereira Oliveira, Governador Jorge Lacerda e Jorge Sabatke – transversais às avenidas – à exemplo da Rua Marechal Deodoro.

Boa receptividade

As medidas apresentadas foram bem recebidas pelos representantes das entidades que hoje compõem a Comissão Municipal de Trânsito.  O cidadão mafrense que participou espontaneamente da reunião, o advogado Alex Martins Moreira questionou as mudanças que estão sendo feitas na rua Getúlio Vargas. Pediu novas ponderações a respeito, mas enalteceu as demais medidas propostas. O presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Mafra, Antônio Naum  Zaine concordou e elogiou as futuras alterações.  Ele voltou a questionar sobre a implantação do estacionamento rotativo e frisou que os comerciantes querem a sua implantação por considerarem importante para amenizar os problemas da falta de vagas no centro da cidade. Os demais participantes também concordaram que as mudanças propostas serão positivas para agilizar a circulação de veículos e aumentar a segurança dos pedestres. 

Participaram da reunião o Prefeito Roberto Scholze, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Gutemberg Pereira dos Santos, a Diretora de Trânsito, Luzia Maria Seidel, os Engenheiros Cassiano José Corrêa e Sergio Luiz Mazalli, a Arquiteta Debora Kahlow, o Geólogo, Luiz Carlos Weinschutz, a Assistente Social, Alexandra Herbst Rodrigues, o presidente do SINCO Mafra,  Antônio Naum Zaine, a representante da CDL, Fátima Granemann,  os representantes da ACIM, Maria José R. da Silva e Onírio Jorge Medeiros, o Sargento Stoeberl,  do Corpo de Bombeiros,  além do cidadão mafrense, Advogado Alex Martins Moreira.