Aberto o prazo para cadastramento de produtores da agricultura familiar
• Cadastro do agricultor ficará disponível na Secretaria de Agricultura de Mafra
Visando criar um banco de dados de agricultores, a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior está realizando o cadastramento de produtores da agricultura familiar que desejam vender futuramente para programas que envolvem este tipo de produção. “A nossa cidade é referência no planalto norte de Santa Catarina. Já conquistou o prêmio selo ‘Boas Práticas da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar’ do FNDE que reconhece o trabalho desenvolvido na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar e que estão presentes na alimentação escolar de nossas crianças”, explicou o secretário da pasta, Adriano Marciniak.
Agricultura familiar
Há cerca de dez anos Mafra vem adquirindo produtos da agricultura familiar. Em de 2017 foram adquiridos 100% de produtos da agricultura familiar com a verba do FNDE/PNAE, porém esse índice teve uma queda nos últimos anos, fator que sofre variação de acordo com a oferta de produtos pelos agricultores locais. “O prefeito Emerson Maas tem como um dos objetivos da sua gestão tornar esse número mais significativo e assim valorizar nossos produtores da agricultura familiar”, disse.
Para que isso se torne realidade, o secretário explica que o produtor da agricultura familiar deve fazer seu cadastro na Secretaria de Agricultura e Interior, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 85. O prazo para realizar o cadastro se encerra no dia 26 de março de 2021. Os agricultores interessados devem apresentar os seguintes documentos: bloco de notas de produtor rural e declaração de aptidão para o PRONAF (DAP). “O cadastro é fundamental para que possamos seguir no planejamento de orientação técnica e habilitação dos agricultores”, concluiu.
Serviço:
– Cadastramento de produtores da agricultura familiar
– Prazo: até 26 de março de 2021
– Local: Secretaria de Agricultura e Interior – Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 85
– Informações pelo telefone (47) 3642-6322.
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfaFacebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.
*Mais de 15 mil alunos já foram atendidos pelo PROERD em Mafra*
• “A união da Polícia Militar, escolas, famílias e toda a sociedade pode gerar crianças e adolescentes preparados para enfrentar este mal chamado drogas” (PROERD)
A secretária municipal de educação, esporte e cultura, Jamine Henning recebeu na última terça-feira, 23, a visita do policial Marcelo Jankovski da Guarnição Especial da Polícia Militar de Mafra, que é um dos policiais que vai trabalhar com oPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) este ano, junto com o policial Luciano Ferreira. O objetivo da visita foi o retorno das atividades do programa com as turmas do 5º ano.
Em Mafra, o programa teve início no ano de 2000, com quatro turmas atendidas e desde então já passaram 15.233 alunos do 5º ano (entre 10 e 12 anos), 42 alunos da educação infantil (entre 5 e 7 anos) e 78 pais.
*PROERD 2021*
Este ano, 39 turmas do 5º ano serão atendidas pelo programa, totalizando 758 alunos. Apenas o Proerd Kids e Proerd Pais ainda não tem previsão de início este ano devido à Covid-19, mas o objetivo é voltar 2022. Os alunos vão receber o livro do Proerd, camisetas ao final do programa e o certificado de conclusão. Todos os materiais recebidos pelos alunos são gratuitos.
O destaque vai para a mascote do programa, o “leãozinho Dare”, que é dado para cada aluno que conclui com aproveitamento o Proerd. “Este ano, devido à pandemia,não será realizada a formatura, sendo assim está indefinido se este ano os alunos irão receber ou não a mascote”, lamentou a secretária.
Vale destacar que a entrega da mascote é fruto de uma parceria entre a Guarnição Especial da Polícia Militar de Mafra, Câmara de Vereadores e Prefeitura.
O Decreto Estadual 2817/2009 regulamenta o Proerd como Política de Estado, e institucionalizando o mesmo, possibilita o repasse de recursos que cobre 100% do seu custo.