Reunião pública apresenta resultados do plano de trabalho da empresa que realiza a coleta orgânica e seletiva do município

Reunião pública apresenta resultados do plano de trabalho da empresa que realiza a coleta orgânica e seletiva do município

A Administração Municipal de Mafra realizou na noite de terça-feira, dia 18,  reunião pública na Amplanorte, para apresentação do Plano de Trabalho da atual gestora  do aterro sanitário, empresa que realiza a coleta orgânica e seletiva do município.  Participaram da reunião o prefeito Emerson Maas e a vice-prefeita, Celina Dittrich Vieira, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades locais e população em geral.

Na ocasião os representantes da empresa apresentaram as ações que já estão sendo realizadas dentro do plano de trabalho proposto,  por ocasião da renovação do contrato com o município.

 

Participação da sociedade

O Prefeito agradeceu a presença de todos e explicou a importância da participação popular.“Com a sociedade participando é mais fácil tomarmos decisões mais acertadas”, afirmou. Destacou que “aos poucos, os trabalhos vão evoluindo e com esse novo contrato já se evoluiu muito, referindo- se aos benefícios conseguidos, como a redução da tarifa de lixo paga anualmente pela população, em 2024, além dos projetos de melhorias em relação à coleta de recicláveis no município”. Disse que como foi feita uma reunião pública para iniciar os trabalhos com a empresa, “nada mais justo que realizar outra reunião para explicar sobre os resultados obtidos”.

 

A população participou e apresentou questionamentos como a preocupação em relação à preservação das águas da represa do São Lourenço e ao patrimônio Municipal,  o Parque do Passo, com sua fauna e flora. Os questionamentos foram devidamente respondidos  pelos representantes da empresa. 

 

Apresentação de resultados

Os representantes da empresa que realiza a coleta orgânica e seletiva apresentaram o Plano Integrado de Sustentabilidade para o Município de Mafra, constante na minuta do contrato, bem como indicando os resultados já  obtidos, descritos a seguir:

 

Plano Integrado de Sustentabilidade para o Município de Mafra

O que consta no contrato

Situação em que se encontra

Modicidade Tarifária 

Em andamento, previsto para 2024

Monitoramento Ambiental do atual Aterro Sanitário

Em execução constante

Plano de Educação Ambiental

Em andamento com o concurso da capa do carnê do IPTU

Programa de Apoio à Coleta Seletiva

Em execução com instalação de contentores e coleta no interior

Execução da Coleta Seletiva sem qualquer ônus para o município

Em execução

Disponibilização de lixeiras seletivas nas escolas e prédios públicos municipais

Em execução com instalação prevista para as próximas semanas

 Modernização da Coleta Convencional

Executado com os contentores

Adoção de uma Praça Pública

Em andamento, substituída por parte do parque do Passo, com estudo de viabilidade para implantação de projeto

Apoio a Associação de Catadores e Organizações Sociais

Em andamento

PRAD do antigo lixão

Em Execução

Remediação do Passivo Ambiental do antigo lixão

Estudos com previsão para início em 2024

Plano de Encerramento do Aterro

Não iniciado – aterro ainda em atividade

Royalties

Em execução

Manutenção da isenção ampla e integral da tarifa de destinação final

Em execução

Ampliação da coleta rural nos distritos

Em execução

 

Grupo de trabalho

Para manter um acompanhamento constante das ações relacionadas à concessão do serviço público de coleta e destinação do tratamento de resíduos sólidos de Mafra, a administração municipal criou, através da portaria nº 648/23, grupo de  trabalho com representantes de diversas entidades da sociedade civil, como OAB- Subseção de Mafra, Observatório Social, Associação Empresarial de Mafra, Câmara de Dirigentes Lojistas e  Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico -CODEM. Também fazem parte do grupo, representantes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Administração e da Comissão de Compliance.