Produtores mafrenses visitam propriedades agroecológicas
- Participaram os integrantes do curso de Horticultura Orgânica do Rio Branco I. Eles estiveram em Campo Alegre e São Bento Do Sul trocando experiências
A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Agricultura, realizou uma visita técnica para o grupo de agricultores do curso de Horticultura Orgânica do Rio Branco I (do Pronatec) no final do mês de junho.
De acordo com o Secretário de Agricultura de Mafra, Vendelino Skonieski, a visita faz parte de um processo de integração que objetiva a aprendizagem e trocas de informações, principalmente, para os agricultores de Mafra que iniciarão o processo de cultivo.
Visita
Foram visitados dois agricultores que cultivam produtos orgânicos: Erico Liebel (São Bento do Sul) e de Renata Groskop (Campo Alegre). O sistema de cultivo de hortaliças dessas propriedades é totalmente orgânico estando ativo há mais de cinco anos. Os produtos têm colocação garantida no mercado, através de venda direta em feiras, na propriedade e para a alimentação escolar.
Em Mafra está ocorrendo um trabalho pela certificação dos produtos orgânicos com o objetivo de ampliar a possibilidade de comercialização. Os agricultores mafrenses, basicamente, produzirão hortaliças orgânicas com o foco de produção auto-sustentável, ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Para o agricultor Pedro da Silva de Rio Branco a visita foi muito produtiva. “Com isso podemos implementar a nossa atividade e oferecer mais saúde ao consumidor, ampliando as possibilidades de venda e aumentando a renda”, destacou. Ressaltando que acredita que a certificação será um grande diferencial para a comunidade.
Participaram dezesseis agricultores de Mafra das comunidades de Rio Branco e Irara acompanhados pelo o instrutor do curso de Agroecologia , Jânio Seccon, do Secretário de Agricultura de Mafra, Vendelino Skonieski e do Coordenador do Grupo Rede Ecovida de Agroecologia de São Bento do Sul, Teddy Ariel Miranda Santa Cruz.
Serviço
Os interessados em obter informações podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone 3642 63 22.