106 anos de Mafra é celebrado em evento oficial destacando a cultura, agricultura, turismo, artesanato e empreendedorismo

Benção pediu proteção ao município e seus habitantes

O dia 08 de setembro, aniversário de 106 anos do município, contou com cerimônia na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, com a presença de autoridades de Mafra, Rio Negro e região. Para iniciar, o padre João e os pastores Adonias e Sérgio, pediram proteção para o município e seus habitantes. Em seguida, o hino nacional foi cantado pela criança Sofia Bramorski Zen, de 10 anos.

Evento oficialmente aberto, foi realizada na sequência a valorização da trajetória de quem ajudou a tornar Mafra o que ela é hoje: cidade empreendedora, geradora de empregos e oportunidades e uma terra fértil para agricultura e instalação de indústrias. Para enfatizar, foi destacada a contribuição dos imigrantes das diversas etnias que construíram o município que conta hoje 56.561 habitantes.

Simbolismos
O prefeito Emerson Maas foi convidado a receber símbolos de representatividade de seu povo. As escolas apresntaram os símbolos como a EMEB São Sebastião, trazendo a diversidade de produtos da agricultura familiar. Já a EMEB Augusta Vitória apresentaram produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar (geleias, doces, queijos,bolachas, conservas, entre outros). Também foi destacado o artesanato local e arte, ressaltando a identidade cultural mafrense. O “Artesato Prata” do programa Cidade Emprendedora e os demais produtos foram apresentados pela EMEB Campo da Lança.

Crescimento Econômico
O comércio e a indústria, com destaque para a de biodiesel, madereira, moveleira e têxtil demonstraram o crescimento financeiro do município e a empregabilidade. Os alunos do CEIM Restinga e Breno Cauan Garcia representaram esta fração da economia.

Educação, Saúde, Cultura e Esporte
A EMEB Professor Mário de Oliveira Goeldner, demonstrou os investimentos em educação e o agradecimento dos cerca de 7 mil alunos de rede municipal de ensino. Já na saúde, filhos dos profissionais da área levaram o abraço ao prefeito. Na cultura, alunos da oficinas culturais levaram ao palco a criatividade dos artistas locais. No esporte, os  atletas e paraatletas de Mafra que vem se destacando no estado e no país agradeceram o incentivo à prática esportiva.

Bandeira
Os servidores de carreira da prefeitura de Mafra entregaram ao prefeito a bandeira do município, representando o apoio dos profissionais que atuam na prefeitura e atendem diariamente o cidadão, com apreço e dedicação.

Flores e Coração
O CEIM Sara Rosa levou como simbolismo flores, representando as belezas naturais e o turismo local, além de um coração, como forma de demonstrar o amor que todos tem pela cidade e o “amor” que um governante deve ter para realizar o seu trabalho.

Família
Um dos momentos mais emocionantes, foi quando o prefeito recebeu de seus pais, Evandro e Soeli, o símbolo da fé que eles depositaram em seu filho: um vela. “Você trouxe luz para nossa cidade, e que esse seja apenas um dos aniversários que vamos lhe oferecer nossa cidade em suas mãos”.

Gratidão
O prefeito agradeceu cada um dos gestos e disse estar emocionado e muito alegre nesta data. “Quantas pessoas se dedicaram para chegarmos aos 106 anos, sempre fazendo o melhor. Sei que juntos podemos fazer de Mafra a cidade que todos nós queremos e almejamos. Parabém Mafra. Parabéns povo mafrense”, finalizou o prefeito.