Solenidade cívica marca abertura da Semana da Pátria em Mafra

Na segunda-feira, 1º de setembro, ocorreu a abertura das comemorações da Semana da Pátria, na Praça Hercílio Luz. Uma ação da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Educação, que iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do município.

Em seguida ocorreram as seguintes apresentações: dos centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Benemérita Fiorige Bona que fez uma apresentação da Dança Brasil, País das Águas;  do Günter Werner e depois os alunos do Ana Rank que fizeram uma homenagem para a Pátria com a música Paz, Carnaval, Futebol.

Além disso, os estudantes da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho declamaram as poesia por eles escrita após ter sido trabalhado em sala a história do município.  Leandro Vinícios da Silva Mani é autor de Minha Mafra e Matheus Miranda  da Poesia Mafrense. Para encerrar a banda da Escola de Educação Básica Santo Antonio fez uma apresentação. A solenidade contou, também, com a presença das autoridades municipais e de alunos da rede municipal e estadual de ensino.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, ressaltou que a solenidade abria as comemorações da semana da pátria e do mês de aniversário do município que está marcada por ações culturais, muitas em parceria com as próprias escolas. “Estamos nos aproximando dos 97 anos de nossa Mafra e devemos lembrar da importância de amar e honrar nossa cidade e nosso país que trata-se de um dever cívico, mas precisamos ir além… Devemos trabalhar juntos para que tenhamos uma Mafra fraterna e melhor para se viver”. Para finalizar anunciou que haverá uma contagem oficial dos mil dias para o centenário a partir do dia 12 de dezembro – para o qual a comunidade já está convidada.

O Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz, lembrou a história do Dia da Independência e o papel fundamental do ensino e da formação no processo de desenvolvimento do município. “Para que tenhamos uma comunidade crítica e esclarecida a educação tem um papel único. Nessa semana em que comemoramos a Independência do Brasil e o aniversário de Mafra devemos pensar no patriotismo e no amor a nossa cidade, para que juntos passamos trabalhar por um mundo melhor”.