Primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde debateu o fortalecimento do controle social em Mafra
O Conselho Municipal de Saúde de Mafra realizou no dia 23 de fevereiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, primeira reunião de trabalho, com os representantes dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), tendo como principal objetivo estreitar a comunicação entre os pares, bem como instrumentalizar e fortalecer o controle social em Mafra. A reunião foi no auditório da Amplanorte e contou com aproximadamente 50 pessoas. Na ocasião foi possível dialogar sobre os princípios e fundamentos legais do SUS, lei de criação dos CLS, regimento interno e organização administrativa dos conselhos. Entre os propositores das temáticas o presidente do Conselho Municipal de Saúde – CMS, Edson Eckel, o conselheiro municipal e trabalhador de saúde, Jonas Vanderlei Keskoski e a psicóloga e secretária executiva do CMS, Ivonete E. Pacheco. As localidades de Vila Nova, Restinga, Jardim América, Espigão do Bugre, Augusta Vitória, Bela Vista do Sul, Faxinal, Centro, Avencal do Saltinho também estiveram presentes na reunião.
O presidente do CMS, Edson Eckel, destacou a importância do evento. “Foi um marco para a construção de uma rede que possa contribuir para efetivar as ações em saúde. Isto, cumprindo as diretrizes do plano municipal e implementação das políticas públicas existentes, bem como criar espaços para se pensar a própria política pública, avaliando erros e acertos”, disse. Edson lembrou ainda que a implantação dos Conselhos Locais de Saúde está sendo um desafio ao CMS. “Este evento demonstrou que será possível Mafra avançar como um município democrático e com participação coletiva na resolução e na responsabilidade mútua do SUS”. Ao final, foi definida a da data da próxima reunião do CMS, que será no dia 8 de março, às 14 horas, no auditório da Amplanorte.
Mais informações sobre o funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde podem ser obtidas nas respectivas Unidades de Saúde dos bairros.