Educação municipal da região vive momento histórico em Mafra

 

O Município de Mafra foi anfitrião de um evento considerado histórico para a educação do Planalto Norte Catarinense.  Sediou, na última quarta-feira, dia 20, no Clube Raízes da Tradição, o encontro geral para elaboração de uma nova proposta curricular regional que reuniu cerca de 1700 professores, diretores e especialistas da educação e secretários municipais dos 13 municípios que compõem o colegiado de gestores da educação.  Somente de Mafra participaram cerca de 250 profissionais efetivos da rede municipal.  O encontro teve apoio das Secretarias Regionais – SDRs de Mafra e Canoinhas, Amplanorte, Universidade do Contestado e  Prefeituras Municipais. A meta do colegiado – diante da mudança estabelecida com a adoção do ensino fundamental dos 9 anos – é a  organização dos sistemas de ensino e elaboração de proposta de diretriz curricular de educação infantil e ensino fundamental. Ela vem sendo pensada há 2 anos e efetivamente trabalhada há cerca de 5 meses, culminando no 4ª encontro em Mafra.

A solenidade de abertura contou com a presença de secretários municipais de educação (ou representantes) da região e dos prefeitos Jango Herbst, de Mafra e Renato Stasiak, de Porto União. Na seqüência os professores assistiram à palestra proferida pelo professor Marcos Meurer que falou sobre uma nova dinâmica de trabalho a ser adotada nas unidades escolares e as novas necessidades que se impõem para elevar os índices de qualidade na educação.

Significado histórico

O Prefeito Jango Herbst destacou que Mafra viveu um dia (na última quarta-feira) histórico para a educação do Planalto Norte Catarinense. "Pela primeira vez na história  acontece  um encontro dessa natureza que propõe a elaboração de um currículo único para a região. Ele enfatizou que a formação do caráter das pessoas inicia na família, mas são os professores que ajudam na continuidade dessa formação.O Prefeito Jango deu as boas vindas aos professores, agradeceu a presença de todos e desejou sucesso no trabalho, que terá significado histórico.

Qualidade na educação

A Professora Maria de Lourdes Brehmer, Secretária de Educação de Canoinhas e presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Educação falou que chegou o esperado momento da construção da diretriz curricular. "Ele será produzido por nós, professores efetivos do Planalto Norte Catarinense", declarou salientando que a idéia dessa construção vem sendo amadurecida há cerca de 2 anos.  "A região reúne cerca de 50 mil crianças que freqüentam as escolas públicas municipais, que tem as mesmas necessidades e dificuldades e hoje vivemos um momento muito importante para que possamos valorizar a qualidade da educação da região". Agradeceu a todos os professores municipais que são "partícipes e sonhadores" dessa qualidade de ensino. "Vamos escrever com caneta de ouro a história da educação dessa qualidade de ensino", concluiu.

Professores autores

A Presidente da Comissão Organizadora da Capacitação e Secretária de Educação do Município de Major Vieira, Silmara Ruthes Zabudowski falou da satisfação de estar participando do lançamento oficial  do trabalho que "consiste  na organização do sistema de ensino e na elaboração da proposta curricular para a educação dos 9 anos. Ela destacou o esforço e empenho da equipe do colegiado dos secretários municipais, que trabalha há mais de 5 meses para concretização da meta. "Esta é uma grande oportunidade porque os professores serão os autores de uma nova diretriz curricular. Contamos com todos vocês  na autoria desse grande documento", conclamou.

 

 

.