Controle populacional de animais de pequeno porte em Florianópolis serve de exemplo para implantação em Mafra

Com o objetivo de achar soluções para o controle populacional de animais de pequeno porte (cães e gatos) o médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Mafra, Leonardo Navarro Cotrim, acompanhado da Vereadora Carmem Lúcia Ruthes e da Presidente do Clube Ecológico Canforeira, Míriam Clara Schloegl, estiveram no último dia 27 de maio em Florianópolis, para conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Miriam, "a visita foi fundamental na busca de informações para implantação de projeto semelhante em Mafra".

Dados

Segundo dados coletados, em Florianópolis são castrados 24 animais por dia, entre cães e gatos, trabalho realizado há seis anos, que mostra resultados positivos como a diminuição de animais abandonados nas ruas. "Florianópolis conta hoje com cerca de 400 mil habitantes e pela equivalência populacional, em Mafra precisaríamos realizar quatro esterilizações diárias", explicou a Presidente do Clube Ecológico Canforeira.

Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com o Centro de Controle de Zoonoses e Coordenadoria do bem estar animal, realiza a esterilização de animais das pessoas com renda até três salários mínimos.

Próximos passos

Conforme opinião do Médico Veterinário Leonardo Cotrim "com a esterilização de animais, o problema de abandono tende a diminuir". Para tanto, é necessário dispor de um local para implantação do projeto que abrigue uma estrutura adequada para atendimento de animais, com sala de cirurgia, sala de pós-operatório e demais dependências. "Estamos na fase de elaboração do projeto, procurando um local adequado e estabelecendo normas para atendimento, para que o Executivo possa analisar e estudar sua viabilidade", disse.

De acordo com Míriam, também serão recrutados voluntários nos bairros, para cadastramento de animas que se encaixam nas determinações do projeto. "Controle populacional de cães e gatos é uma questão de saúde pública e inclusão social, pois se atendermos pessoas com renda até dois salários mínimos, estas terão como cuidar melhor de seu animal de estimação", finalizou.

Curiosidade

Um casal fértil de cães é capaz de gerar 67 mil descentes em seis anos (período médio considerado como produtivo) e 60 filhotes diretos. Segundo dados da World Society for the Protection of Animals (WSPA), são registrados 15 nascimentos de cães e 30 de gatos para cada humano no mundo.

Foto: Da esquerda para direita, Vereadora Carmem Ruthes, Maria da Graça Dutra (responsável pela Coordenadoria do Bem Estar Animal de Florianópolis), Veterinário Leonardo Cotrim e Míriam Schloegl do Clube Ecológico Canforeira.