Simpósio destaca importância dos limites no trânsito

Conscientizar sobre a  importância dos limites associados ao trânsito, foi o objetivo do I Simpósio Interno, realizado  pela Escola Municipal de Educação Básica Butiazinho de Cima, realizado no último sábado, dia 16.  O evento contou com a presença de pais, alunos do 5º ano, direção, professores, estagiários, merendeiros, motoristas e agentes de saúde e constou de palestra sobre o tema "No limite está a solução dos Filhos", proferida pelo policial militar Sérgio, do Proerd, além de capacitação de professores quanto a formação de multiplicadores do Programa "Se essa Rua Fosse Minha", feita pelo Diretor do Departamento e Trânsito de Mafra, Haroldo Heyse.

A ação, de iniciativa da escola, foi considerada como muito importante e salutar pelo Prefeito Paulinho Dutra que pediu para que esse trabalho fosse uma constante do departamento. O diretor de trânsito Haroldo Heyse também apoiou a idéia, classificando-a como uma ação que beneficia toda a sociedade. Em atenção ao pedido do Executivo, o departamento de trânsito já está estudando a realização de novos cursos em outras escolas, a fim de propagar ainda mais os  ensinamentos sobre a importância do respeito aos limites no trânsito.

Na semana que antecedeu ao simpósio, o departamento de trânsito da Prefeitura de Mafra atendeu solicitação da própria escola do Butiazinho de Cima, e efetuou a sinalização de área escolar e de lombadas na rua em frente à unidade.  (foto1)

Frases

Em paralelo ao simpósio, os alunos participaram de um concurso construindo 78 frases, das quais foram selecionadas as 10 melhores.  Os autores cujas frases foram escolhidas como as melhores receberam uma camiseta da década mundial de prevenção de acidentes, que foi entregue para  pai ao a mãe do aluno.

A seguir reproduzimos as 10 melhores frases:

• Motorista consciente, trânsito sem acidente. (Frase 8)
  • O trânsito está muito louco, ninguém respeita ninguém. Se todos respeitassem mais, não existia tanto acidente. (Frase 9)
  • No Trânsito temos que ter muita atenção, nós pedestres temos que atravessar na faixa para evitar acidentes. (Frase 15)
  • Todos devem ser conscientes ao trafegar pelas vias públicas, evitando assim acidentes. (Frase 17)
  • Se essa rua fosse minha eu tomava muita atenção ao atravessar. (Frase 18)
  • Seja educado no Trânsito, pois sua vida não tem preço. (Frase 48)
  • As leis que regulam o trânsito buscam a paz e o respeito, ao pedestre e ao motorista, garantindo seu direito. (Frase 55)
  • No trânsito seja consciente. Não mate inocente. (Frase 70)
  • No trânsito é como se estivéssemos num jogo. Precisa seguir as regras (leis) para achar a saída e ganhar a partida. (Frase 75)
  • Trânsito seguro começa com você respeitando as normas e sendo um bom condutor. (Frase 78)