Aluno da Escola Agrícola de Mafra entre os seis finalistas do concurso Novo Repórter da Unimed

Levar o nome da escola e de Mafra além do Estado é o objetivo do estudante de apenas 11 anos e de sua professora de artes, autores do vídeo já disponível on-line. Vote e ajude a escola a vencer o concurso

Carlos Henrique Tauscher Fritzen, 11 anos, é aluno do 7º ano da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho e um dos seis finalistas do 12º Prêmio de Jornalismo Unimed de SC, categoria Novo Repórter – destinada a estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio das redes de ensino pública e privada das cidades abrangidas pelo Prêmio. Junto com a professora de artes, Veronica Leal Ferreira, produziram o vídeo "Tenha qualidade de vida aprendendo a ouvir o seu corpo".

Para vencer o concurso, é necessário que o vídeo receba votos on-line no site do Prêmio. Conforme o regulamento, a votação vai até o dia 20 de setembro, sendo limitado a um voto por CPF ou RG do responsável legal. Estudantes que não tenham o documento devem utilizar o de seu responsável legal. A validade do voto está condicionada à validação do CPF na Receita Federal. Para votar no vídeo do Carlos acesse: www.premiodejornalismo.com.br/2013/novo-reporter/incricao/188

A diretora da Escola, Nadia T. Endler Machado faz um alerta para o momento da votação. "Após votar, você receberá um e-mail da Unimed para confirmação de seu voto, que só será computado se você confirmar. O e-mail para a confirmação do voto quase sempre vai para a lixeira ou spam", disse. Além de pedir o voto, Nadia fala do orgulho em ter a escola no concurso. "Quando se faz um trabalho bem feito, ele vai além dos portões da escola", declarou.

De acordo com o regulamento, o vencedor dentre os seis finalistas receberá um Netbook, a escola ganhará R$ 1 mil em doação de equipamentos a serem definidos de comum acordo com a Unimed SC e o professor responsável pelo vídeo vencedor receberá um final de semana em hotel de lazer de Santa Catarina com acompanhante.

Palavra dos autores

Quando a professora Verônica propôs o tema a Carlos ele se interessou e decidiu fazer o vídeo. "No começo achei difícil, mas valeu a pena. Estou feliz sendo finalista e meu sonho é ganhar um Netbook, além de levar o nome da escola e de Mafra para o Estado e para fora dele", declarou. Ele pede ainda que todos assistam ao vídeo e votem para ajudar a escola a ganhar o prêmio.

A professora Verônica contou que Carlos é o único entre os finalistas que está no 7º ano e que concorreu com 10 outros vídeos de municípios. Além disso, é também o único vídeo classificado do Planalto Norte. "Escolhemos o tema constipação e a partir daí desenvolvi maquete e texto. O Carlos foi o repórter, decorou o texto e apresentou o tema", disse. Ela destaca ainda o trabalho dos demais colegas que ajudaram na confecção, todos nominados no crédito do vídeo. "Acredito que o júri técnico levou em conta o conteúdo e não só a produção do vídeo. Vejo a classificação como reconhecimento e incentivo ao trabalho. Para mim, todos os alunos tem potencial", disse. Ela aponta também a importância do recurso visual na educação. "As disciplinas devem contar com recursos visuais, que chamam a atenção do aluno para a disciplina".

Vídeo

"Tenha qualidade de vida aprendendo a ouvir o seu corpo". Por meio de uma linguagem clara e abordagem prática, o vídeo mostra como podemos ter qualidade de vida aprendendo a ouvir o nosso corpo para evitar a constipação, esclarecendo ainda a diferença entre uma alimentação rica e pobre em fibras para o melhor funcionamento do nosso intestino. Carlos também atua no vídeo com a técnica em enfermagem Luana Fritzen.

Acesse e vote:

www.premiodejornalismo.com.br/2013/novo-reporter/incricao/188