Mafra abriu semana da pátria com solenidade cívica na Hercílio Luz

Manhã de sol colaborou para solenidade que abriu a semana da pátria e as comemorações dos 96 anos de emancipação política do município

A Prefeitura de Mafra e a Secretaria Municipal de Educação promoveram na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro, a abertura das comemorações da Semana da Pátria, na Praça Hercílio Luz. Para dar início à solenidade, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do município. Na seqüência, houve as apresentações dos alunos CEIM Vila Nova, Breno Cauan Garcia, Günther Werner, Ben. Fiorige Bona e a fanfarra da EEB Monteiro Lobato. A solenidade contou também com a presença de alunos da rede municipal e estadual de ensino, além da comunidade e autoridades civis e militares.

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze fez o discurso de abertura da Semana da Pátria enaltecendo o município e o Brasil. "Temos como dever cívico a adoração à bandeira nacional, símbolo de nosso país, que busca sempre o progresso, assim como nosso município", declarou. Scholze também abriu a contagem regressiva para as comemorações do aniversário de Mafra.

A Secretária Municipal de Educação, Solange Takayama destacou a importância de eventos como este que motivam e proporcionam a formação social, por meio do exercício da cidadania. Falou do Brasil dos séculos XIX, XX e XXI e como seria a pátria ideal, com dignidade, respeito, sustentabilidade, cultura e educação. "Queremos um país cidadão, que privilegia seu povo, mais crianças felizes na escola, respeito e dignidade para todos", disse. Ela ainda enfatizou o trabalho transformador de um país que investe em educação. "Acreditamos que só a educação liberta e leva as pessoas a se conhecerem melhor e a respeitar o próximo. A educação é o caminho para transformar o povo". Em seguida, houve apresentação das escolas e da fanfarra, que animou o público com repertório que incluiu músicas da Lady Gaga, Guns ‘N Roses e PSY.

CONVITE À POPULAÇÃO

• Desfile Cívico

Data: 07 de Setembro (sábado)

Local: Rua Tenente Ary Rauen

• Solenidade Cívica alusiva aos 96º aniversário de Emancipação Política do Município de Mafra

Data: 08 de Setembro (domingo)

Local: Praça Hercílio Luz

Mais informações: Secretaria Municipal de Educação, telefone: 47 3642-4367.