Saúde de Mafra realiza ações para planejamento familiar e saúde da mulher

 

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações que visam orientar a comunidade no que se refere ao planejamento familiar. Bem como informa que já estão sendo marcados os exames preventivos.  

Planejamento Familiar

O município de Mafra firmou uma parceria com o Hospital Nossa Senhora da Penha para realização de vasectomia e laqueadura. Uma equipe da Secretaria esteve na unidade para conhecer a infraestrutura e, a partir de então, os procedimentos cirúrgicos serão realizados naquele município.

"Já existe um programa municipal ligado ao planejamento familiar. Na oportunidade são repassadas aos munícipes informações sobre concepção e anticoncepção, além de prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e entrega de método contraceptivo escolhido (pílula ou preservativo)", conta a Secretária de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga.

O processo para a realização de procedimentos é composto por várias etapas: primeiro a pessoa deve comparecer a uma reunião em que acontece uma atividade educativa quanto ao planejamento familiar, em seguida acontece a consulta com a enfermeira responsável pelo acompanhamento e a última etapa o interessado é encaminhado para o Serviço Social já com o processo pronto. "Antes, a partir dessa etapa a pessoa entrava em uma fila de espera. Até a última semana tínhamos 29 homens na fila de espera para vasectomia e 56 mulheres na espera da laqueadura. Com a nova parceria esperamos em pouco tempo acabar com o tempo de espera", conta a Secretária.

A Secretaria de Saúde informa que quem desejar obter mais informações sobre o programa e os procedimentos deve comparecer ao Núcleo Materno Infantil e procurar a enfermeira Francesli Pereira.

Exames preventivos

A Secretaria da Saúde de Mafra informa que já está marcando exames preventivos (Papa Nicolau). Os mesmos podem ser agendados em qualquer Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), na Policlínica Municipal (SUS de Mafra) e com as Agentes Comunitárias de Saúde. Não é necessário o encaminhamento médico, basta a paciente fazer o agendamento no local mais próximo. A Secretaria lembra que o Núcleo Materno Infantil realiza apenas exames para gestantes.