Mafra conquista 1º lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal

O município de Mafra ficou em 1º lugar na categoria regional, Planalto Norte, no Prêmio Município Sustentável 2014, da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. A premiação ocorreu na quarta-feira (12) durante a XII Congresso Catarinense de Municípios.

"O prêmio é um reconhecimento da entidade catarinense à Mafra embasado em dados concretos, os quais são norteadores para a definição de políticas públicas", conta o Prefeito Roberto Agenor Scholze que representou o município na premiação.

Mafra teve um Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável de 0,747 sendo que a média do Planalto Norte foi de
0,626.  A composição dos índices tem quatro dimensões: Sociocultural (0,778); Ambiental (0,826); Político Institucional (0,733) e Econômica (0,651), as quais são formadas por subdimensões com destaque para os índices nas áreas de Gestão Pública (0,991),  Educação (0,842)  e Meio Ambiente (0,826).

"Muito mais que um reconhecimento, a premiação é um estímulo para continuarmos na busca de bons índices. Vislumbramos um futuro melhor e estamos firmes na busca do desenvolvimento pautado pela sustentabilidade, ética e no compromisso com a comunidade mafrense" ressalta Eto Scholze.

Essa foi a primeira edição do prêmio, criado pela Fecam em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, com o apoio institucional do Ministério Público de Santa Catarina e do IBGE e patrocínio da Fecomércio e da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc).

Premiação

O prêmio é dividido em quatro categorias nas quais foram considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas políticas públicas sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas). No total foram entregues 42 troféus.

A premiação utilizou como parâmetro o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), da Fecam, e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal.