Operação do Núcleo Rondon da Udesc acontece em Mafra

• Projeto de extensão universitária que nessa edição homenageia o servidor da entidade Vanderlei Alves que é de família mafrense

Que tal passar dez dias em uma cidade diferente, conhecendo a realidade do município e colocar em práticas os conhecimentos adquiridos na universidade? Essa é uma das propostas do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  Nesse ano, Mafra junto a outros doze municípios (Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, Três Barras, São Bento do Sul, Agudo do Sul, Campo do Tenente, Piên e Rio Negro) sedia a ação.

O rondonistas permanecem em Mafra até dia 22 e a programação local é composta por atividades lúdicas, educação ambiental, associativismo e cooperativismo, Coleta de Lixo e Meio Ambiente, etc. Envolvendo a comunidade através de ações recreativas nos Centros de Educação infantil, grupos de Terceira Idade, associações, etc.  A operação desde ano homenageia o servidor José Vanderlei Alves, motorista da Udesc Planalto Norte que faleceu em 22 de junho de 2012, aos 46 anos, em acidente de trânsito ocorrido quando estava a caminho de casa.

Abertura

No dia 12 de fevereiro aconteceu a solenidade de abertura e as atividades sociais e o grupo rondonista permanece em Mafra até 22 de fevereiro.  A mesa foi composta por: Roberto Agenor Scholze (Prefeito de Mafra), Professor Doutor Antonio Heronaldo de Sousa (Reitor da UDESC), Cidemar José Ratochinski (representando a 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional), Sandro Silva (Deputado Estadual), Maycon Morais Nunes (pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade) Alfredo Balduíno Santos (Coordenador de Extensão e do Núcleo Extensionista Rondon),  Agnaldo Arnold (Diretor do Centro de Educação  do Planalto Norte – CEPLAN).O evento contou ainda com a presença dos Secretários Municipais, autoridades militares e rondonistas (coordenadores e alunos).

O Prefeito de Mafra destacou a honra que é para o município receber a comunidade rondonista no município. "Esse é um projeto de grande importância o qual permite aos acadêmicos levar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para a comunidade. Essa integração é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e beneficia a sociedade em geral". O reitor contou que a prática rondonista tem como objetivo uma aproximação entre academia e sociedade.  "O principal foco do projeto é contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e em contrapartida auxiliar a comunidade dos diversos municípios nas áreas que necessitam de apoio", conta.

Na ocasião foi realizada uma homenagem a família do homenageado José Vanderlei Alves, através da esposa Tânia Maria Schnoveber.  Bem como o Prefeito Roberto Scholze entregou ao Reitor uma bandeira do município e recebeu das mãos do representante da Udesc o colete do Projeto Rondon. Ao final os presentes puderam assistir apresentações culturais com o Grupo Ucraniano Vesná e Grupo de Sopro da Igreja Adventista.

Projeto Rondon

O projeto da UDESC segue os moldes do Projeto Rondon, criado em 1967, do Governo Federal. O Ner atua nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.  O trabalho desenvolvido pelas equipes formadas de acadêmicos e professores contribui para a formação do universitário integrando-o no processo de desenvolvimento por meio de ações participativas sobre a realidade do país.

Desde 2010, as operações do NER já envolveram 780 extensionistas, que atenderam quase 60 mil pessoas de 41 cidades de Santa Catarina, duas do Paraná e uma da Argentina.  Nessa edição  estão presentes mais de 200 academicos  das mais diferentes áreas de formação. Na proposta a comunidade é atendida e em contrapartida o município dá alojamento e alimentação aos rondonistas.