2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil
Quando você participa o Brasil fica mais protegido"
Na terça-feira, 18, na sede da Amplanorte, ocorreu a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, a qual objetivava a formação de uma cultura e política pública de Proteção e Defesa Civil, promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas ao tema.
A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades: Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze (representando a Amplanorte); da presidente da União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte (UMDECPLAN) Angela Kvitschal; do coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski; do palestrante Mario Freitas ( UDESC). Além dos Tenentes da Polícia Militar, Marcio Rosa Lopes e do Corpo de Bombeiros, Maicon Éder Motelievicz, dos secretários municipais, do vereador de Mafra Edenilson Schelbauer e vereadores de outros municípios.
Vale destacar que na ocasião foi realizado um teste de transmissão online, através do canal da Amplanorte – em breve terá eventos e logo mais o vídeo estará disponível no Youtube.
Solenidade de abertura
A presidente Angela deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância de debater entre os municípios e entidades o papel da Defesa Civil. Posteriormente o Prefeito Roberto ressaltou que os debates permitem que se encontrem meios para a realização de mais ações na área preventiva – possibilitando, cada vez mais, um pronto atendimento. "Vivemos uma fase de estruturação e formação dos integrantes da Defesa Civil". Na oportunidade agradeceu a Secretaria de Estado de Defesa Civil e Ministério da Integração pelos equipamentos recebidos; bem como pelo apoio. Para finalizar a solenidade o coordenador regional, Edson fez um breve resumo da trajetória da Defesa Civil e afirmou que o fortalecimento da entidade nos municípios permitirá que se dê maior segurança para a comunidade.
Debates
Logo em seguida começaram os trabalhos com a palestra com o professor Mario que apresentou a lógica da conferência, falando da produção de dez princípios e 30 diretrizes, sua importância para a elaboração de novas políticas públicas e implementação efetiva das já existentes. Comentou ainda sobre a priorização da prevenção e participação pública. Ao final da palestra falou sobre a profissionalização da proteção e Defesa Civil com conjunto de princípios orientadores para a formação em rede, abrangendo a região através das associações, ou seja, trabalhando coletivamente.
Durante todo o dia os participantes debateram os quatro eixos sendo: a 1º Gestão integrada de riscos e resposta a desastres com a coordenação de Paula Sarina (Defesa Civil de Major Vieira); 2º Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil – coordenação de Sarah Chinchila Cartarena (mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela UDESC com graduação em comunicação social – Relações Públicas – UNESP); 3º Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil com orientação de Eliezer Cardoso (Coordenação Regional de Itajaí) e 4º Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes com orientação de Simone A. M. de Jesus (mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – UDESC e Técnica em Gestão de Risco e Desastre).
Documento e conselheiros
Em seguida ocorreram os debates sendo elaborado um documento composto pelos princípios e diretrizes definidos na conferência para ser debatido na etapa estadual. Além disso, foram eleitos os conselheiros da região para a Conferência Estadual sendo estes: representando o setor governamental Angela Kvitschal – Mafra, Nelson dos Reis Silva – Canoinhas, Paula Sarina – Major Vieira, Valmir de Matos – Três Barras, Raul Ivan Ferrari – Mafra e Ademar Rodrigues Lirio – Porto União. Pela comunidade cientifica foram eleitor Jaine Janchkovski e Jessica Salla Pereira da Universidade do Contestado campus Mafra. Já pela Sociedade Civil foram eleitos: Gilmar Damaso da Silveira – Sindicato dos Produtores Rurais – Bela Vista do Toldo, Gleici Fabiana Grein – Rádio de Monte Castelo, Rosilene de Deus Bueno Fragoso – MST de Mafra, Alexandra Herbest Rodrigues – Conselho de Segurança ( Conseg ) de Mafra, Bruna Rissi – Amplanorte, Aluisio Moreira – São Bento do Sul, Denise Cristiane Sonocki Suminsk – Associação de Moradores de S.B.S. e Cleiton Koaski – Itaiópolis.