Mafra participará do Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil

• Ao todo foram eleitos 50 delegados do estado que representarão Santa Catarina na etapa nacional sendo 16 do setor governamental, 21 da sociedade civil, quatro de conselho de profissionais, quatro da comunidade cientifica e cinco da Comissão Estadual da Conferência

No dias 27 e 28 de abril, em Lages foi realizada a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil com o  tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Mafra esteve representada pela Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal que foi eleita delegada regional pelo poder público durante a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil junto com Aluisio Moreira (São Bento do Sul) eleito pela sociedade civil.

O evento contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e da comunidade científica e teve como objetivo de incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil.

Durante a conferência foram discutidos os quatro eixos definidos pelo Ministério da Integração Nacional: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; gestão do conhecimento; e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

Delegados

Os participantes elegeram, ainda, os 50 delegados que representarão o Estado, na etapa nacional, prevista para os dias 27, 28, 29 e 30 de maio, em Brasília. Entre os delegados eleitos esta a Secretária de Governo e Cidadania de Mafra, Angela a qual é ainda presidente da União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte (UMDECPLAN) que participou da definição dos 10 princípios norteadores e as 30 diretrizes que serão levadas para a plenária nacional. A secretária destaca que a realização de um debate em todos os âmbitos com a participação da sociedade civil na definição prioridades para a elaboração de uma política pública relativa à área de Defesa Civil é algo fundamental. “Representar o estado e, consequentemente, o município e a região na etapa nacional será uma grande honra e responsabilidade. Queremos levar os princípios definidos pelo estado para que possamos assim pensar junto sem soluções e ações que possam beneficiar a sociedade em geral”.

Para chegar à etapa estadual, realizaram-se conferências preparatórias em que foram eleitos os delegados para a etapa estadual. Em Mafra o encontro foi realizado em fevereiro com o objetivo da formação de uma cultura e política pública de Proteção e Defesa Civil, promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas ao tema.