Caminhada Noturna reúne centenas de pessoas em prol da saúde

Uma atividade em família, ao ar livre, que proporcionou mais saúde e bem estar. Esse foi o resultado da 2ª Caminhada Noturna Orientada realizada na noite da última sexta-feira, 28,  promovida pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra. Os cerca de 200 participantes concentraram-se na Praça Hercílio Luz  onde fizeram  alongamento antes do início da caminhada de 10 km, que passou pelo mesmo trajeto da 44ª Corrida Rústica Wilson Buch.

A professora de escola municipal Carmem Costa  fez a  caminhada junto com o esposo e o filho de 14 anos.  Adepta da prática esportiva  sempre participa desse tipo de evento. Para ela é um momento que proporciona benefícios para uma melhor qualidade de vida e ainda a possibilidade de socialização. “Sempre vale a pena”, declarou.

Outra participante foi a professora de academia Scheila Patrícia Pettres Cardoso.  Para ela é importante a promoção de eventos que façam com que a população saia do sedentarismo.  Ela deixou uma sugestão para que as pessoas participem mais quando acontecerem novas promoções semelhantes.

Para o Secretário interino da Cultura, Esporte e Turismo, Juliano Munhoz um dos objetivos do departamento de esportes é realizar outras ações coletivas, a exemplo da  caminhada, envolvendo a  família e tornando estas práticas regulares, com benefício a saúde dos mafrenses.

Benefícios da caminhada

A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos. A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades. Ela auxilia no controle do colesterol, no controle ao diabetes e na prevenção à osteoporose. É bom para o coração, os ossos se tornam mais fortes, aumenta a vitalidade, a eficiência do sistema imunológico, diminui o estresse, combate a depressão e emagrece.