Prefeito de Mafra dá mais um passo para valorização do servidor municipal

Nomeada, por meio de portaria, comissão de avaliação de progressão funcional por desempenho, composta por cinco servidores efetivos

Na tarde da última sexta-feira, 09, o prefeito de Mafra, Emerson Mass, acompanhado do secretário de administração, Dartagnan Plothow Camargo, reuniu-se com os novos membros nomeados para compor a Comissão de Avaliação de Progressão Funcional por Desempenho, pela Portaria nº 519/21 em 09 de abril de 2021, composta por cinco servidoras efetivas, que tem pela frente a missão de avaliar certificados e avaliações de desempenho de seus colegas. E conforme a análise, o servidor terá direito a um incremento em seu salário (uma ou mais letras que correspondem a 3% sobre seu salário base), previsto na legislação (lei nº 3197, de 19 de junho de 2007, que institui o plano de carreira, cargos, vencimentos e desenvolvimento funcional do município de Mafra).

Para o prefeito, o principal objetivo é a valorização do servidor efetivo municipal, buscando o que é justo e de direito para todos. “Um dos objetivos desta gestão é organizar a folha de pagamento da Prefeitura. Para tanto, avaliamos diversas situações e desde então estamos normatizando as funções, dentro de sua legalidade”, explicou.

Arrumando a casa

Para que haja respaldo nas ações da comissão, bem como valor em caixa para pagamento de letras aos servidores efetivos, foram tomadas medidas como a que consta no Decreto nº 4501 e 15 de março de 2021, que versa sobre adcional de sobreaviso. De acordo com o §2º as horas de sobreaviso devem ser contadas à razão de 1/3 da remuneração da hora normal (33%). O que foi apurado pela Secretaria de Administração é que pagava-se 133% sobre a hora normal. “As horas de sobreaviso nas empresas privadas, na CLT e nas prefeituras, Estado e União são de 33%. Apenas aqui em Mafra era praticado aquele valor e agora corrigimos”, destacou o prefeito.

De acordo com dados da secretaria, em 2020 foram gastos com horas de sobreaviso R$ 561.470,35/ano. A partir de abril deste ano, com adequação da lei, o gasto será de R$ 187.156,78, sendo a diferença (economia anual) de R$ 374.313,57, valor que de acordo com o prefeito, poderá ser revertido ao próprio servidor por meio das letras que obtiver de maneira paritária e de direito. “Quando trabalhamos com dinheiro público, precisamos de serieddade, tranparência e eficiência. E é dessa forma que atuamos em nosso governo”, declarou o prefeito.

Comissão e a missão

Com esta adequação, a Administração Municipal garantiu que dará suporte às ações da Comissão, a qual já tem a primeira reunião marcada para a próxima quarta-feira, 14, na qual elegerá entre si presidente e secretária. O prefeito deixou o seu gabinete de portas abertas à Comissão, já desejando um bom início de trabalho a todas.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.