Banco de emprego auxilia no retorno ao mercado de trabalho
O programa Banco de Emprego implantado em 2006 pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria da Criança e Ação Social conseguiu recolocar no mercado de trabalho, somente neste ano, cerca de 200 pessoas, cumprindo assim seu objetivo maior que é recuperar a auto estima do cidadão. Possui atualmente cerca de 500 pessoas cadastradas em busca de emprego
O programa funciona numa parceria entre a Prefeitura, o comércio e a indústria locais.. A Secretaria possui uma equipe que percorre empresas e casas comerciais em busca de vagas e seleciona entre os inscritos, aquele que melhor se adapta a função Neste ano o Banco de Emprego tem recebido incremento de ações que variam desde palestras sobre valorização do trabalho, destinadas aos que vão suprir as vagas realizadas na secretaria e na própria empresa.
Segundo o Prefeito Jango Herbst todo cidadão tem o direito de buscar o próprio sustento. "Com o Banco de Emprego o município diminui a distância entre a vaga e a pessoa que necessita de trabalho, auxiliando no retorno ao mercado formal e dando condições ao cidadão de suprir as necessidades básicas da família.", declarou. O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss explicou que o programa tem por objetivo substituir o assistencialismo por uma oportunidade de emprego, permitindo ao funcionário a recuperação da auto estima e o crescimento gradativo na empresa e possibilitando para o empregador ganhos em produção e qualidade.
Beneficiada
Uma das beneficiadas pelo Banco de emprego é Janice Melo. Viúva, mãe de três filhos, procurou emprego por dois anos, até inscrever-se no programa, em dezembro de 2006. Uma semana depois já estava empregada no comércio local, como vendedora. Neste mês completa o período de experiência. Para ela o Banco de empregos é importante, necessário e realmente funciona. "Com o trabalho posso ajudar no atendimento às necessidades dos filhos", afirmou.
Para participar do programa, os interessados devem preencher cadastro na Secretaria da Ação Social, sendo necessário ser maior de 18 anos e apresentar de Carteira de Trabalho, CPF e Identidade. A Secretaria funciona na antiga Estação da Rede Ferroviária Federal, na rua Ben. Pedro Kuss, s/n. Informações pelo Telefone (47) 3643-7181.