Alunos conscientes da responsabilidade que herdam em relação ao Meio Ambiente

 

"Nunca em toda a história da humanidade uma geração foi tão responsável pelo meio ambiente como a atual".  Essa foi uma das conclusões a que chegaram os cerca de 1.250 alunos do Centro de Educação Municipal de Mafra, após o desenvolvimento durante aproximadamente 1 ano de um trabalho multidisciplinar, sobre o tema meio ambiente. O estudo resultou em diversas ações postas em prática nesta semana, que pretendem chamar a atenção da população, dos pais e autoridades para os efeitos das atitudes danosas em termos ambientais e que vão repercutir diretamente junto às futuras gerações.

As ações são as seguintes: panfletagem e entrega de mudas de árvores frutíferas, na Praça Lauro Muller, no dia 11 de junho; II Escola Cidadã no dia 12, com palestra; apresentação cultural; apresentação dos projetos; teatro ambiental, conferência e no dia 13,  acontece passeata silenciosa pelas ruas de Mafra, com os alunos vestindo camisetas coloridas, estampadas com desenhos e frases produzidos pelos próprios alunos, retratando como vêem o planeta que lhes está sendo entregue.

A diretora do CEMMA, Eroni Terezinha Machado explicou que a proposta  da escola é buscar através do fomento, autonomia, criatividade, percepção sistêmica da realidade e espírito cooperativo dos estudantes, a promoção de estratégias de aprendizagens significativas que possibilitem aos alunos a identificação de formas  de se relacionar com o mundo. Segundo ela o trabalho sobre o meio ambiente vem sendo desenvolvido desde o ano passado, com a realização do I Escola Cidadã. Envolve todas as disciplinas e os cerca de 1250 alunos que freqüentam desde a pré-escola até 8ª série. Foi realizado com base nas 8 metas de desenvolvimento do milênio (MDM)  adotadas pelos países membros da ONU, para dar um melhor destino à humanidade.

Durante a II Escola Cidadã, que foi toda idealizada e produzida pelos alunos, com orientação dos professores, foram distribuídos folders sobre a Semana do Meio Ambiente, com dicas sobre preservação ambiental, também produzido pelos próprios alunos, com a finalidade de sensibilizar a comunidade. Com o mesmo objetivo de despertar a conscientização ambiental também na família, a escola disponibilizará aos pais interessados, o filme "Uma Verdade Inconsciente", que está sendo apresentado para todas as turmas, e que tem forte apelo ambiental.

A aluna Janaína Francyne da Silva, da 7ª série, explicou que através dos folders os alunos deixam um alerta ambiental que conduza à reflexão constante sobre a responsabilidade individual de cada habitante do planeta Terra, sobre as futuras gerações. "Que a geração presente, ao buscar o progresso e a evolução, não venha construir um processo de involução, para que sempre tenhamos este mundo maravilhoso".

            As atividades da Semana do Meio Ambiente do Centro de Educação do Município de Mafra encerram hoje, dia 13  com as seguintes ações:

  • Passeata silenciosa pelas ruas da cidade com os alunos e pais vestidos com camisetas de cores diferentes estampadas com desenhos dos produzidos pelos alunos

  • Exposição de faixas com motivos ambientais (na escola);

  • Alunos Estilizados

 

Projeto da Semana do Meio Ambiente desenvolvido com todas as turmas

 

Disciplina de Arte – Folder  Meio Ambiente (todas as turmas);

Disciplina de Ciências – Estudos sobre a importância deste recurso natural, Água (3ª, 4ª e 6ªs series);

Disciplina de Ensino Religioso – Fome no Mundo e Desigualdade Social. Desenvolvimento sustentável ( Todas as turmas);

Disciplina de Educação Física – Palestra: Qualidade de Vida (todas as turmas);

Apresentação de dança "Água" (7ªs séries);

Disciplina de Geografia – Clube da Árvore  (6ªs séries); Horta Escolar (5ªs Séries);

ONG/Visita ao Aterro Sanitário/Viagem ao Boticário e Mate Leão  (7ªs e 8ª séries);

Disciplina de História- Reciclar com cidadania – 8 metas do milênio (todas as turmas);

Disciplina de Língua Portuguesa – Redação "O Melhor Lugar do Mundo" – 8 metas do milênio (todas as turmas)

 

Em setembro de 2000 foram adotadas pelos países-membros da ONU, 8 metas de desenvolvimento do Milênio para dar um melhor destino à humanidade.

1ª – Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2ª – Atingir o ensino básico universal;

3ª – promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

4ª – Reduzir a mortalidade infantil;

5ª – Melhorar a saúde das gestantes;

6ª – Combater a AIDS,  malária e outras doenças;

7ª – Garantir a sustentabilidade ambiental;

8ª – Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento