Conferência avalia compromissos e responsabilidades para assegurar proteção social e direitos

 

Com o objetivo de avaliar a implementação do sistema de proteção social no município, discutindo responsabilidades, gestão, recursos humanos, financiamento e controle social, deliberando sobre novas metas dos direitos socioassistenciais para o município, aconteceu  na última quarta-feira, no salão da igreja Nossa Senhora Aparecida, a Conferência Municipal de Assistência  Social e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com a presença de cerca de 300 pessoas, representando as organizações sociais não governamentais de Mafra, foram discutidos os direcionamentos a serem tomados nos próximos dois anos no âmbito da assistência social e dos direitos da criança e do adolescente. Também foram e eleitos os delegados representantes do município para as  Conferências Estaduais.

O programa constou das seguintes palestras: "Políticas Públicas: Novos Conceitos, Novos Desafios", proferida por Maria Hermínia Chaves – Secretária Municipal da Família / Gestora da Assistência Social de Canoinhas; "Financiamento de Ações, Subvenção Social e Prestação de Contas", a cargo da Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento – Mafra/SC; Mesa Redonda com o tema "Família",  com Dr. Sidney Schlossmacher e "Planejamento Estratégico", com   Marco Aurélio de Almeida Rosa – Ten.Cel.Comandante do 5RCC/Rio Negro.

Segundo o Secretário Municipal da Criança e Ação Social, Adir Kuss,  durante o evento foram conferidos os trabalhos sociais desenvolvidos e os projetos em andamento, relacionados à criança e ao adolescente, sendo que a Secretaria teve seu destaque pela abrangência social nos últimos dois anos.  A Conferência foi uma realização da Secretaria da Criança e Ação Social, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.