Prefeito Jango lança oficialmente o Programa de Ginástica Popular nos Bairros

• Projeto piloto vem sendo desenvolvido no bairro Jardim América

Com o objetivo de oportunizar a prática regular de exercícios físicos, a melhora da aptidão física relacionada à saúde e a aquisição de um estilo de vida mais saudável, o Prefeito Jango Herbst lançou oficialmente no dia 3 de setembro, na Capela do Cristo Rei, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde o Programa Ginástica Popular nos Bairros. O projeto piloto já vem sendo desenvolvido no Bairro Jardim América e está sendo estendido para o Faxinal. A meta da Secretaria da Saúde é atingir a todos os bairros.

Jango Herbst salientou a importância da prevenção para a saúde da população, que é o objetivo do programa pela ginástica popular. Ele parabenizou a todos os participantes pela atenção que vem dispensando ao trabalho desenvolvido pelos Programas da Saúde da Família-PSFs. "O melhor patrimônio do ser humano é a saúde" declarou Jango destacando os investimentos que tem sido feito pela administração municipal na saúde, que chegam a 28 por cento, "muito superior aos 15 por cento determinados por lei".

O professor Daniel Petreça, representando a Secretária de Saúde, Solange Lanky e responsável pelo programa, destacou que atualmente se vive num mundo mais facilitado, mas com pessoas inativas. "Hoje 60 por cento dos brasileiros são inativos e para se conseguir um estilo de vida mais saudável  é necessário adotarmos atitudes também saudáveis", declarou e explicou os benefícios da ginástica popular que são: a realização de exercício físicos planejados, acompanhados por profissionais; além do relacionamento pessoal e das vantagens da prevenção.

Ginástica Popular

O programa Ginástica conta com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médico, professor de educação física, enfermeira e estagiários do curso de Educação Física da UnC/Mafra que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF). As atividades desenvolvidas são: trabalho aeróbico, de força muscular e flexibilidade. Todos os alunos da Ginástica Popular passam por avaliação médica e física para entrar no programa.