Praças mafrenses recebem mudas nativas no Dia da Árvore
A Prefeitura de Mafra realizou ontem, por ocasião do Dia da Árvore, com apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, o plantio de 29 árvores nativas em diversas praças e logradouros da cidade. Foram plantadas arvores das espécies Jacarandá, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Canafístula, todas doadas pela empresa Tranorte Sistemas Mecanizados.
A escolha das espécies aconteceu devido a constatação de que quase não existem arvores nativas nas praças locais. Alunos das escolas da rede municipal de ensino realizaram os plantios nas seguintes praças:
-
Largo Pioneiro Paulo Riensenberg- Praça do Herkon – Escola General Ozório;
-
Praça Tancredo Neves – em frente ao Posto S. Paulo – Centro de Educação Infantil Vila Nova;
-
Pracinha da ACOREMA – na Restinga – Centro de Educação Infantil da Restinga;
-
Praça Desembargador Flávio Tavares – em frente a Prefeitura – Creche Vista Alegre
-
Praça Hercílio Luz – Centro de Educação Anjo da Guarda;
-
Praça dos Ucraínos
Estão previstos ainda plantios nas Praças Lauro Muller e Praça do Presídio, que estão em obras e posteriormente na Praça Rio Branco (Capela Mortuária).
Segundo informações do Secretário Onírio Jorge Medeiros as praças de Mafra possuem na sua maioria espécies exóticas e com tempo de vida útil de aproximadamente 50 anos, como o Ligustrum (Ligustrum lucidum), e que algumas estão inclusive comprometidas, necessitando serem trocadas. Ele citou como exemplo de árvore comprometida por formigas e brocas uma Magnólia (Magnólia grandiflora.) que está no centro da Praça Hercílio Luz.