Ônibus Biblioteca vai ao encontro da comunidade

 

Clássicos como "A Moreninha", de Machado de Assis ou  "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, além de dezenas de gibis e livros para pesquisa estão sendo colocados à disposição da comunidade, com o Ônibus Biblioteca Itinerante, que iniciou nesta semana sua peregrinação pelos bairros e localidades de Mafra. O primeiro bairro que recebeu o ônibus foi o do Faxinal, distante cerca de 10 km da Biblioteca Pública. O pedido foi feito pela diretora da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei, Janete S. Stein Fijuwara. Ela afirmou que a comunidade adorou a iniciativa da biblioteca Itinerante e salientou as condições oferecidas aos deficientes e idosos, com a rampa de acesso. "Isso é inclusão social", declarou. Além dos cerca de 1.000 títulos colocados à disposição, o ônibus oferece computadores e acesso à internet.

A importância do projeto foi destacado por Adriana Aparecida  Ribovski de Oliveira, professora e mãe de Willian  Oliveira, 10 anos, cadeirante temporário. Ela disse enfrentar grandes dificuldades em relação ao acesso do filho à determinados lugares e a rampa auxilia neste sentido. Ela enfatizou também o benefício para a comunidade, uma vez que leva mais conhecimento e complementa os livros oferecidos pela biblioteca da escola.  A aluna Suelen Camila Lopes Schmitz, da 5ª série achou legal o ônibus. Disse que nunca foi à biblioteca da cidade e que freqüenta a da escola quando precisa pesquisar. Espera que a biblioteca itinerante possa ajudar a incentivar  o hábito da leitura junto as crianças.

O Ônibus Biblioteca Itinerante fará seu primeiro percurso  para divulgação e realização do cadastro das pessoas interessadas – alunos ou membros da comunidade em geral – em fazer os empréstimos dos livros. Um cronograma será organizado pela  Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com  a Secretaria de Educação, prevendo trajetos que passam por escolas e associações de bairros ou do interior.

                        Encurtar distâncias

O Projeto fora encaminhado no início da Administração do Prefeito Jango Herbst, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação. Para sua concretização foram comprados 2 veículos, 4 computadores e 1.000 livros para cada veículo. Eles foram adquiridos com recursos do Governo Federal, no valor de R$ 159.000,00 com contrapartida de 20% por parte da Prefeitura Municipal. Foi idealizado com o objetivo de diminuir a distância entre a Biblioteca Central e as diversas localidades existentes na cidade de Mafra. O que torna o projeto inédito é a inserção dos computadores nos dois ônibus, com internet. Além dos cursos básicos de informática, os usuários poderão usufruir do acesso à internet nos locais onde não existe este privilégio.

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst disse que as ações realizadas visam dar condições para que as pessoas possam crescer através da educação e da cultura. Ele salientou a participação do Deputado Carlito Merss para o sucesso do projeto.  Para o Secretário da Cultura, Esporte e Turismo, Milton Antunes o Ônibus Biblioteca possibilitará a todos o acesso à leitura, ao conhecimento, à informática, à educação e à cultura, essenciais para o verdadeiro exercício da cidadania.