Jango ouve moradores do Passo

O Prefeito Jango Herbst e os secretários municipais de Mafra participaram na noite de quinta-feira, no salão da Igreja Sagrada Família, de reunião promovida pela Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Passo, com a finalidade de apresentar 5 reivindicações principais. O Prefeito respondeu a todos os questionamentos e aproveitou a oportunidade para prestar contas de sua administração. Segundo ele, o momento é muito importante para que a população tome conhecimentos sobre o que está acontecendo e como o Executivo Municipal deve agir sempre dentro do que preconiza a lei.

Ele falou das ações que vem desenvolvendo na educação, com a construção das novas creches na Vila Clementina e Vila Nova, além de outras em projeto, que sanarão o problema de carência de vagas; na saúde, com a instalação dos 7 novos PSFs – Programas de Saúde da Família e dos postos de saúde do interior, dos programas preventivos de ginástica popular e outros que vem sendo desenvolvidos, além dos cerca de 35 mil procedimentos/mês realizados e da elevação no número de médicos e dentistas, entre outros.  Falou de ações em obras e intenções futuras, para ainda este ano, principalmente em relação ao asfalto na cidade. Abordou ainda questões como o saneamento básico e a vinda da Sadia.

Os moradores agradeceram a abertura da rua Elzira Bley Maia e a pavimentação em concreto da rua Hercílio Buch.

Reivindicações

Os moradores apresentaram as seguintes solicitações:

• Limpeza e drenagem do rio Bandeira em toda sua extensão – ação que segundo o Executivo já sendo gestionada desde 2006 e que aguarda a destinação de uma equipe da CIDASC para avaliação da situação e de uma draga para realização do trabalho;

• Abertura da rua no trecho entre a São João Maria e Elzira Bley Maia – ação que necessita de autorização de órgão ambiental, mas que será solicitada e, se aprovada, executada;

• Sede da AMPASSO – Demarcar, cercar e execução do projeto da sede – a ação é possível, segundo o Prefeito, cujo trabalho poderá ser executado por profissionais do município;

• Melhorias na Praça Ben. Antonio Oliniski – a reforma na iluminação pública já está praticamente resolvida, segundo a secretaria do desenvolvimento urbano, devendo ser concluída nesta semana.  As demais solicitações também serão possíveis. Quanto a construção de quadra coberta, o Prefeito disse que tentará buscar  junto ao Governo do Estado, apoio para realização da obra;

• Pavimentação asfáltica – o Prefeito disse ser uma de suas preocupações desde que assumiu, principalmente em relação às ruas já pagas pelos moradores, em outras administrações. O problema é financeiro. As ruas que já foram asfaltadas e as que ainda serão neste ano, estão utilizando recursos 100 por cento do Governo do Estado. Disse que está tentando outros recursos para os asfaltos solicitados.