Campanha visa combater a ociosidade

30 minutos de atividade física todos os dias é uma atitude que faz bem pra você, faz bem para sua saúde. Mafra em Forma: uma forma de ser saudável! Essa e outras frases estão sendo espalhadas pelo município de Mafra, como parte da campanha do Programa "Mafra em Forma", desenvolvido pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde para despertar o interesse da população da necessidade da prática de exercícios físicos.

As frases estão sendo veiculadas através de diversas formas, como folha de pagamento dos servidores municipais, notas em programas de rádio, nas contas de água, em murais  e em outras formas diferentes de comunicação.

A idéia é dos coordenadores do programa, que deverão ainda visitar bancos e empresas com a finalidade de sensibilizar um maior número de pessoas para a necessidade da atividade física.

Dentre algumas frases que serão espalhadas, os coordenadores sugerem: "Adote um sedentário: convide um amigo e saia caminhar!". As empresas interessadas em iniciar um trabalho estimulando os funcionários a deixarem de lado o sedentarismo, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de Mafra, pelo telefone (47) – 3641-5200.

Mafra em forma

O programa Mafra em Forma, tem como base uma intervenção focada na promoção da saúde tendo como objetivo proporcionar a prática regular e orientada de atividade física para a população de Mafra, além de orientar, educar e sensibilizar os cidadãos dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida saudável e ativo.

Os coordenadores do programa  explicam que a atividade física esta tendo um enfoque importante na promoção da saúde, pois serve como agente protetor. A atividade física melhora o funcionamento metabólico (causa melhorias na densidade óssea, no nível de lipídios, nos níveis de insulina e na função imunológica), na capacidade aeróbia, na força muscular, na agilidade do corpo e na coordenação e sua prática regular pode retardar declínios funcionais e diminuir o aparecimento das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).

Pelo programa estão sendo desenvolvidos projetos como: "Ginástica Popular" nos bairros, "Caminhadas" matinais orientadas, informações sobre a "Força na Maturidade", de "Reabilitação", "Agita Mafra", "Viva bem com a coluna que você tem", além do "Informação também é um Exercício".