Educação inclusiva de Mafra é beneficiada pelo MEC

 

A Secretaria Municipal de Educação de Mafra foi beneficiada pelo Ministério da Educação (MEC) com salas de aula de recursos multifuncionais, por trabalhar com educação inclusiva.

Ao todo, Mafra vai receber cinco salas com recursos multifuncionais, uma para cada escola selecionada, ou seja, aquela que atendeu os pré-requisitos para ter acesso ao benefício. São elas CEM Beija Flor, CEM  Fiorige Bona, Centro de Educação do Município de Mafra, EMEB Avencal de São Sebastião, EMEF Vereador Evaldo Steidel.

A Educação de Mafra foi contemplada ainda com dois laboratórios de informática, através do ProInfo, que vão ser instalados nas escolas CEM Beija Flor e EEB São Lourenço.

Diferenciais

As escolas contempladas de Mafra vão receber Salas de Recursos Tipo I a partir de julho deste ano. Estas salas são equipadas com vários materiais pedagógicos para dar apoio ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação, matriculados nas classes comuns das escolas públicas. Equipamentos como microcomputadores, lupa eletrônica, dominó com textura, tapete quebra-cabeça, entre outros, fazem parte deste tipo de sala. Para a secretária municipal de educação, Marise Valério Braz de Oliveira, estas salas vão auxiliar professores e alunos no dia-a-dia. "Isto tudo vai dar um grande impulso ao trabalho já desenvolvido de educação inclusiva".

Capacitação

Para preparar os professores a identificar os alunos com deficiência e atendê-los nas salas regulares e naquelas com recursos multifuncionais, a Secretaria de Educação Especial oferece cursos de formação presencial e a distância a estados e municípios que solicitam a formação em seus planos de ações articuladas (PAR) ou àqueles que já têm ou que receberão salas de recursos. Este ano são oferecidas 13 mil vagas a distância.