Acessibilidade é discutida em Mafra

 • Ônibus adaptados passam a circular em 2010 na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Mafra mobilizou entidades relacionadas a portadores de deficiência e mobilidade reduzida no último sábado, 01 de agosto, para discutirem o tema acessibilidade na cidade. Mais de 20 pessoas compareceram, entre elas representantes de conselhos, poder público, empresas privadas e membros da comunidade. Para a Assistente Social da Secretaria da Saúde de Mafra, Ariane Woehl, encontros como estes oferecem à população uma oportunidade para discutir questões sobre mobilidade urbana. "A acessibilidade não é só para o cadeirante, mas para qualquer pessoa que tenha mobilidade reduzida. Reconhecer que precisamos tomar uma atitude é o primeiro passo", comenta.

Atitudes

A Viação Santa Clara Ltda., que faz o transporte coletivo em Mafra, esteve representada na reunião pelo Sr. Gino Ewerson Farias, que informou que a partir de janeiro de 2010, a cidade contará com ônibus novos adaptados (plataforma, assentos reservados – idosos, gestantes, pessoas com deficiência – entre ouras adaptações) nas principais linhas.

Representantes de outras empresas também participaram da reunião relatando as iniciativas das mesmas, como o Diretor-clínico da Labor Saúde Operacional, Dr. Armando Zoccolla, que presta serviço para diversas empresas. "Na Souza Cruz, por exemplo, antes mesmo de a lei determinar a contratação de pessoas com deficiência, já tínhamos funcionários portadores de necessidades especiais trabalhando", conta.

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Mafra (Comdem), Claudinei Martins, elaborou o projeto "Mafra Eficiente" que prevê um microônibus adaptado para transporte de pessoas com deficiência. "Ainda estamos na fase de captação de recursos, mas espero em breve, dar continuidade ao mesmo", diz.

Próximos passos

Os encontros que discutem o tema "Acessibilidade para mim e para você" acontecem periodicamente e os próximos já tem data definida: 26 de setembro, 31 de outubro e 28 de novembro, sempre às 15 horas no Auditório do Colégio Barão de Antonina de Mafra. Estes encontros são abertos e toda a comunidade é convidada a participar.

Banco de empregos

A Secretaria da Criança e Ação Social oferece o programa Banco de Emprego que dá oportunidade às pessoas para o acesso ao mercado de trabalho local. Os portadores de necessidades especiais também podem procurar a Secretaria e efetuar um cadastro para futuras oportunidades.